, [+]

A diferença de gênero na Wikipédia: uma entrevista com LiAnna Davis, diretora de programas da Wiki Education Foundation

Por Marília Carrera

De acordo com Lila Pagola, no texto De mulheres e Enciclopédias – Formas de Construir Realidades e Representações, o perfil predominante dos editores da Wikipédia apontado pelo Wikipedia User Report de abril de 2011 são homens, com 30 anos em média, sem filhos e sem companhia estável, formados, usuários avançados da informática, que vivem principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Segundo a professora da Universidad Nacional de Villa María e estudiosa das relações entre arte e tecnologia, especialmente no que se refere à cultura livre na América Latina, a Wikipédia está inserida em um contexto androcêntrico. O androcentrismo é central e hegemônico nas ciências sociais, de modo que o sujeito que escreve a história produz a ciência, cria as obras de arte e define as leis.

“O problema pode desmembrar–se em duas escalas: internamente, a brecha na participação de mulheres existe – todavia, ainda que não possamos explicar adequadamente a que fatores respondem –, e tem efeitos altamente prejudiciais para a Wikipédia como projeto. Porém, por outro lado, os efeitos são ainda mais problemáticos – em última instância –, para o conjunto das pessoas que usam a web como porta de entrada à informação: os leitores de Wikipédia, aqueles para quem os wikipedistas se esforçam em criar a manter a enciclopédia, com a melhor qualidade possível”, afirma Lila. “A brecha de gênero na Wikipédia tem basicamente duas dimensões: por uma parte, a brecha de participação já mencionada, e por outro, um de seus efeitos diretos: o enviesamento dos seus conteúdos”, acrescenta ela, no trabalho publicado em 2013 em Internet em Código Feminino – Teorias e Práticas.

É neste contexto que se entrevistou a diretora de programas da Wiki Education Foundation LiAnna Davis sobre a diferença de gênero na Wikipédia e as consequências do predomínio de editores homens para a produção de conhecimento livre à nível global. A Wiki Education Foundation é uma organização sem fins lucrativos localizada em São Francisco, nos Estados Unidos, que fomenta o uso da Wikipédia na educação. LiAnna esteve no Brasil recentemente para apresentar a palestra O Uso da Wikipédia na Educação, promovida pelo próprio Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat). Confira a entrevista na íntegra.

LiAnna_Davis_at_WikiConference_North_America_2016LiAnna Davis. Créditos: Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

1. Em sua palestra na USP, você mencionou a diferença de gênero na Wikipédia. Quantas editoras mulheres e editores homens a Wikipédia possui atualmente?

Não há um estudo recente, mas as estimativas mostram que cerca de 80% a 90% dos editores da Wikipédia são homens. Independentemente do número exato, há uma grande diferença de gênero. Isto é algo que precisamos mudar!

2. Na sua opinião, por que a diferença de gênero na Wikipédia é um problema? O que organizações especializadas como a Wiki Education Foundation ou os grupos de usuários poderiam fazer para aumentar o número de editoras mulheres na Wikipédia? Você poderia mencionar alguma iniciativa interessante colocada em prática?

O problema está realmente na diferença de conteúdo que emerge da diferença de gênero. Por exemplo, mulheres correspondem a apenas 16% das biografias na Wikipédia em Inglês. Iniciativas como Wikiproject Women In Red (https://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:WikiProject_Women_in_Red) e o programa de educação estão trabalhando para mudar isto.

3. Por que você decidiu editar na Wikipédia? Qual foi a sua primeira edição? Como você se sente como uma editora mulher na Wikipédia? Você já teve algum problema durante uma discussão por ser uma editora mulher na Wikipédia?

Editar na Wikipédia é realmente um caminho importante para garantir às pessoas ao redor do mundo o acesso fácil à informação. Estou incrivelmente motivada a conseguir mais conhecimento livre por meio da Wikipédia. Diferente do trabalho, não uso muito tempo da minha vida pessoal com a Wikipédia. Quando isto acontece, pessoalmente não tenho problemas. Entretanto, muitas mulheres que conheço têm problemas.

4. Na sua opinião como diretora de programas da Wiki Education Foudantion, o que poderia ser feito para levar a Wikipédia às mulheres e às outras minorias políticas como as pessoas do Oriente Médio e encoraja–los a contribuir com a enciclopédia eletrônica?

O trabalho realizado pelo programa de educação na Wikipédia em árabe tem sido ótimo, contribuindo para reduzir a diferença de gênero nesta comunidade. Por exemplo, o perfil de uma das maravilhosas estudantes do Cairo May Hachem (https://blog.wikimedia.org/2017/03/17/may-hachem/).

5. Em sua palestra na USP, você também mencionou que mais de 60% dos editores nos projetos apoiados pela Wiki Education Foundation são mulheres. Este número refere–se à proporção de professores, estudantes ou professores e estudantes como um todo? Por que você acredita que este número é importante para a Wikipédia e, consequentemente, para a produção de conhecimento livre à nível global?

Na verdade, são 68% de editoras mulheres. Isto refere–se aos estudantes dos programas da Wiki Education Foundation. Este número é importante porque estas mulheres são capazes de acrescentar visões que estavam faltando na Wikipédia. Quando apenas homens brancos editam na Wikipédia, alguns tópicos ficam de fora. Em particular, as disciplinas voltadas para os estudos das mulheres adicionaram artigos relevantes sobre feminismo, biografias de mulheres e outros assuntos importantes que não estavam bem cobertos na Wikipédia.

6. Especialmente sobre a Wiki Education Foundation. Por que você acredita que o trabalho da Wiki Education Foundation é importante para melhorar a educação em diferentes países ao redor do mundo? Quais são as principais ferramentas desenvolvidas pela Wiki Education Foundation? Que tipo de feedback vocês têm recebido dos professores?

Focamos apenas nos Estados Unidos e Canadá, mas obviamente nossos recursos (https://wikiedu.org/for-instructors/) podem ser usados por qualquer pessoa na medida em que eles estão disponíveis em licenças abertas! Os professores dos nossos programas realmente apreciam todos os recursos que somos capazes de oferecer. Isto significa que eles não precisam ser editores para incentivar seus estudantes a produzirem conteúdo na Wikipédia.

7. Quais os principais desafios para encorajar os professores a usarem a Wikipédia como ferramenta de ensino e de pesquisa? Quais os principais desafios para encorajar os alunos a envolverem–se nos projetos wiki?

Leva tempo para realizar os projetos Wikipédia. Então, encontrar professores que estão dispostos a aceitar este compromisso é o maior desafio. Entretanto, aqueles que realmente acreditam que seus estudantes se beneficiarão disto fazem o investimento valer a pena. Os estudantes têm dificuldade para aprender a editar um artigo na Wikipédia, ao contrário de uma redação tradicional com as quais eles estão muito mais acostumados a escrever. Porém, nossos treinamentos e matriais os ajudam a aprender como contribuir com a Wikipédia efetivamente.


Publicado originalmente no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1204">João Alexandre Peschanski (11 de abril de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-jq A diferença de gênero na Wikipédia: uma entrevista com LiAnna Davis, diretora de programas da Wiki Education Foundation] Wikimedia no Brasil. Visitado em 24 de abril de 2017 </ref>
ABNT
A diferença de gênero na Wikipédia: uma entrevista com LiAnna Davis, diretora de programas da Wiki Education Foundation. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-jq>. Acesso em: 24 abr. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • A diferença de gênero na Wikipédia: uma entrevista com LiAnna Davis, diretora de programas da Wiki Education Foundation é um artigo sobre educação, Gênero, Wiki Education Foundation
  • Por Marília Carrera De acordo com Lila Pagola, no texto De mulheres e Enciclopédias – Formas de Construir Realidades e Representações, o perfil predominante dos editores da Wikipédia apontado pelo Wikipedia User Report de abril de 2011 são homens, com 30 anos em média, sem filhos e sem companhia estável, formados, usuários avançados da informática, que vivem […]
  • educação, Gênero, Wiki Education Foundation
  • Entrevistas
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2017/02/Captura-de-Tela-2017-02-17-às-12.57.25.png