NIAID , Micrografia do vírus Ebola mostrando o brotamento do vírus na superfície de uma célula Vero (linha celular epitelial de rim de macaco) CC BY-SA 2.0 [+]

A Wikipédia como fonte confiável para a saúde

A Internet tem sido cada vez mais utilizada como ferramenta de busca de informações sobre saúde, um tema que desperta especial curiosidade na população

Neste cenário, a Wikipédia tem se destacado como uma importante fonte de consulta para os usuários da rede, tanto para leigos como para estudantes e profissionais da área. É o que diz o relatório do Instituto IMS Health, que coloca a Wikipédia como a principal fonte de informação médica.

Segundo o relatório, os 100 artigos sobre saúde mais visitados da Wikipédia em língua inglesa receberam uma média de 1,9 milhão de acessos em 2013, com destaque para as doenças raras, o que é curioso. Eles ponderam que ainda há pouca informação disponível na rede sobre essas enfermidades, além de elas serem menos compreendidas de forma geral pela população, o que pode tornar a linguagem enciclopédica mais atraente.

No auge da [[epidemia de ebola]] que assustou o mundo em 2014, ficou bem claro o papel da Wikipédia como uma fonte de informações sobre saúde cada vez mais confiável. Apesar de funcionar num sistema colaborativo, o nível de qualidade do artigo sobre a doença pode ser comparado ao de muitos outros sites com conteúdo médico, como OMS, WebMD e Mayo Clinic, segundo reportagem do The New York Times.

Por trás do aumento da confiabilidade dos artigos da Wikipédia sobre saúde, há uma movimentação que passa despercebida pelos leitores do site. Muitos editores da Wikipédia se reúnem em torno de temas específicos e formam os chamados Wikiprojetos, uma espécie de plataforma na qual os voluntários organizam o trabalho sobre os artigos de determinado assunto. Foi o que aconteceu com os artigos de saúde, que além dessa organização informal de usuários, também passou a contar recentemente com uma entidade legal chamada WikiProject Med Foundation, baseada nos Estados Unidos e formada por editores de todo o mundo.

Apropriando-se do mote da Wikipédia, a WikiProject Med Foundation tem como missão conceder acesso livre a toda a soma do conhecimento médico a cada pessoa. Dessa forma, a fundação tem realizado atividades importantes para aumentar o alcance dos artigos sobre saúde da Wikipédia em todo mundo.

O principal projeto da fundação está sendo desenvolvido em parceria com a ONG Translators Without Borders, formada por tradutores profissionais, os quais têm se dedicado a traduzir voluntariamente inúmeros artigos da Wikipédia em inglês para quase cem línguas. Apesar de extremamente importantes, algumas dessas línguas nativas para milhões de pessoas, como o [[hindi]] e o [[tagalog]], possuem pouco conteúdo publicado na Internet. A ideia é fornecer informação médica confiável, em linguagem simplificada e na língua original das pessoas.

Wiki
<ref "wmbr129">Vinicius Siqueira (10 de janeiro de 2015). [http://wp.me/p5zA2r-25 A Wikipédia como fonte confiável para a saúde] Wikimedia no Brasil. Visitado em 18 de outubro de 2017 </ref>
ABNT
A Wikipédia como fonte confiável para a saúde. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-25>. Acesso em: 18 out. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • A Wikipédia como fonte confiável para a saúde é um artigo sobre conteúdo, Wikipédia, Wikiprojetos
  • A Internet tem sido cada vez mais utilizada como ferramenta de busca de informações sobre saúde, um tema que desperta especial curiosidade na população
  • conteúdo, Wikipédia, Wikiprojetos
  • Projetos
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/07/Ebola_Virus_2.jpg