Henry Hui , Frank Schulenburg, em 2009 CC BY-SA 3.0 [+]

A Wikipédia e o Ensino Superior devem andar juntos : uma entrevista com Frank Schulenburg sobre a Wiki Ed e o Ano da Ciência

Por David Alves

Em 2016, a Wiki Education Foundation (Wiki Ed) promoveu o Ano da Ciência na Wikipédia, trabalhando junto com universidades e associações acadêmicas para impulsionar o uso da enciclopédia virtual dentro de salas de aula do Ensino Superior. O projeto alcançou quase 300 instituições nos EUA e Canadá, criando e aprimorando artigos em diversos campos do conhecimento por meio da colaboração de docentes e discentes na produção de conteúdo de ciências.

Para falar sobre essa enorme empreitada e o papel da Wiki Ed na relação entre a Wikipédia e as universidades, conversamos com Frank Schulenburg sobre os desafios presentes nesse contexto. Alemão residente nos EUA, Schulenburg é wikipedista desde 2005, trabalhando com a organização em programas de extensão. Atualmente é diretor executivo da Wiki Ed, a fundação atualmente responsável pelo Programa de Educação da Wikipédia.

Você já trabalhou com o Programa de Educação da Wikipédia e desde 2014 tem sido o diretor-executivo da Wiki Education Foundation (Wiki Ed). Você percebe uma melhora quando age fora da comunidade Wikimedia? Os acadêmicos estão começando a entenderem mais ou serem mais abertos sobre a Wikimedia, ou até mesmo buscando a Wiki Ed por conta própria?

Frank Schulenburg: Minha impressão é que a relação entre a Wikipédia e as universidades melhorou consideravelmente na última década. Aqui nos Estados Unidos, temos trabalhado com mais de 300 instituições de ensino superior desde 2010. Muitos instrutores com quem falei ao longo dos anos sabem que seus estudantes usam a Wikipédia regularmente e eles há muito compreenderam que um engajamento ativo na Wikipédia é muito melhor do que proibir estudantes de usá-la. Estes instrutores apreciam os benefícios que seus alunos possuem de uma atividade na Wikipédia: melhores habilidades de pensamento crítico, melhor literacia mediática, e também melhores habilidades de escrita e de colaboração on-line.

Durante todo esse tempo, o que você percebe como o maior desafio para o aumento do conteúdo científico na Wikipédia, e como você e a fundação lidam com esse desafio?

FS: O maior desafio para iniciativas focadas no conteúdo como esta é que a mídia se adaptou a uma narrativa negativa sobre Wikipédia anos atrás. Ao longo dos últimos dois anos temos cada vez mais frequentemente ouvido que a Wikipédia está morrendo, que é dominada por valentões, que a sua interface de usuário se parece com 1985, e que é falha devido à sua polarização de gênero. Agora, quem está interessado em adicionar conteúdo para um site pouco atraente que parece ser disfuncional?

Comecei a editar por volta de 2005 e, nessa altura, relatos da mídia sobre a Wikipédia eram muito mais entusiasmados. Ainda me lembro quantos editores novo foram levados para a Wikipédia em alemão por um único artigo na popular revista “Der Spiegel”. As pessoas percebiam a Wikipédia como inovadora e eles estavam orgulhosos de participar de algo “cool”. Hoje, a Wikipédia perdeu essa imagem e as consequências podem ser sentidas de forma muito clara em todas as nossas muitas comunidades. A Wiki Ed só pode desempenhar um papel muito pequeno em mudar isso. Eu realmente acho que cabe à Wikimedia Foundation (WMF) “fazer a Wikipédia ser ‘cool’ de novo” e comunicar melhor como é muito divertido e como é gratificante adicionar conteúdo a este projecto incrível. Já está na hora.

O Ano da Ciência da Wiki Ed foi uma iniciativa importante, não só pela idéia, mas também pelo tamanho dele. Como a Wiki Ed organizou tal empreitada, e qual foi o papel dela nele? Você o considera bem sucedido? Qual é o ativo mais importante para lidar com um projeto de âmbito nacional como tal?

FS: Começando em janeiro de 2017, a Wiki Education Foundation irá realizar uma avaliação formal do Ano da Ciência. Pelo que já estamos vendo, eu diria que a iniciativa tem sido um enorme sucesso. Milhares de artigos foram melhorados ou criados em áreas de tópicos que não tinham conseguido muita atenção ao longo dos últimos dois anos. Como resultado, milhões de leitores da Wikipédia em todo o mundo têm agora um melhor acesso à informação científica.

O que é importante para lidar com um grande projeto como este é acreditar nele, e simplesmente ir atrás. Quando começamos a pensar sobre o lançamento do Ano da Ciência, no final de 2015, estávamos plenamente conscientes das muitas razões pelas quais não poderíamos ser capazes de conseguir: parecia que não tivemos tempo suficiente para nos prepararmos para isso; nós não tínhamos nenhum relacionamento com organizações científicas ainda; nós não sabíamos se nós realmente tínhamos a capacidade e as habilidades para gerir uma iniciativa desse tamanho. Mas nós fizemos isso de qualquer maneira.

A minha convicção pessoal de que as pessoas podem fazer quase tudo acontecer (mesmo quando os desafios parecem ser insuperáveis) é baseada em como eu cresci. No início deste ano, eu comprei uma fotografia tirada pelo fotógrafo britânico Mark Power que agora está pendurado na parede atrás da minha mesa. Ele mostra cidadãos alemães que comemoram a queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989. Esta peça de arte única me lembra todos os dias que as pessoas podem derrubar até uma “cortina de ferro” se eles apenas acreditarem fortemente na idéia de que mudar o mundo para melhor é possível.

Até agora, com quantas instituições, professores e pesquisadores a Wiki Ed trabalhou durante o Ano da Ciência? Quantos deles são novos contatos feitos no contexto do Ano da Ciência?

FS: Até agora, a Wiki Ed trabalhou com 278 cursos de ciências em 151 universidades. A maioria destes foram novos contatos que vieram por meio do nosso trabalho de parceria pró-ativa com as associações acadêmicas. Estas parcerias têm sido o principal condutor do Ano da Ciência. A parceria com associações acadêmicas como a Sociedade Americana de Química, da Sociedade para Mastozoologia Marinha, ou da Sociedade Americana de Biólogos das Plantas nos permitiu chegar a um grande número de professores de ciências que de outra forma não teriam tido conhecimento do Ano da Ciência.

Para os recém-chegados, projetos na Wikipédia podem ser assustadores, especialmente com instituições e profissionais mais tradicionais. Quais são as principais preocupações apresentadas por eles quando lidam com a Wikipédia e outros projetos Wikimedia?

FS: As extensas diretrizes e políticas da Wikipédia são esmagadoras aos recém-chegados. Especialmente para instituições acadêmicas tradicionais, elas podem ser contra-intuitivas. Muitos acadêmicos estão acostumados às estruturas de educação formal dando a eles legitimidade; eles são conhecidos como os principais pesquisadores do mundo em um determinado tópico, por isso, sua palavra deve ser confiável. Mas não é na Wikipédia, a menos que seja citada em uma fonte confiável. Fazer acadêmicos entenderem as políticas e diretrizes da Wikipédia que eles precisam seguir e por que elas existem é crucial para levá-los a contribuir.

A orientação on-line para instrutores e os módulos de formação online para estudantes da Wiki Ed têm nos ajudado a resolver este desafio. Extraímos o que as pessoas precisam saber antes de contribuir para a Wikipédia, e enquadramos o conceito de políticas em termos que as pessoas da academia podem entender. É por isso que pensamos que intermediários como a Wiki Education Foundation desempenham um papel tão importante – eles agem como tradutores entre os dois mundos e os aproximam.

As lacunas de conteúdo são parte das metas do Ano da Ciência, mas podem ser percebidas de forma muito diferente entre as diferentes instituições. Como foi o processo para organizar o esforço conjunto? Elas são mais independentes ou colaborar diretamente umas com as outras?

Você está batendo em um ponto importante: até onde eu sei, as organizações que se preocupam com a comunicação de informações relacionadas com a ciência para o público em geral não têm coordenado seus esforços… pelo menos não aqui nos Estados Unidos. Eu acredito que isso seria um enorme passo no sentido de melhorar o impacto global de iniciativas como o Ano da Ciência. Esta é uma das coisas que nós vamos ter que olhar quando pensando sobre a sustentabilidade dos nossos esforços para além de 2016.

Como a comunidade reagiu às instituições envolvidas no Ano da Ciência? Quais são os principais problemas na relação entre wikimedistas e acadêmicos?

FS: Desde os primeiros dias da nossa organização, temos investido tempo e energia na criação de uma relação construtiva e de confiança com a comunidade na Wikipédia em inglês. Muitos wikipedistas com quem falei recentemente foram capazes de apreciar uma iniciativa que visa diretamente a melhoria da qualidade dos artigos da Wikipédia.
Ao invés de falar sobre possíveis problemas na relação entre a academia e a Wikipédia, eu gostaria de destacar as oportunidades. Ambos os acadêmicos e os wikipedistas se preocupam profundamente com informações precisas e confiáveis. Ambos são movidos por um desejo de educar o mundo. Ambos estão imersos em uma cultura de aprendizagem. E eu não posso esperar para ver mais projetos conjuntos entre universidades e a Wikipédia. Para colocar de modo mais simples: a Wikipédia e o Ensino Superior devem andar juntos.

A Wiki Ed promove atividades em sala de aula, mesmo antes do Ano da Ciência, a fim de expandir ainda mais o conhecimento científico na Wikipédia. Que outras atividades a Wiki Ed recomenda para as universidades ou centros de pesquisa?

FS: A Wiki Ed expandiu suas ofertas programáticas ao assumir o programa de “Pesquisadores Visitantes”, em 2015. O conceito – testado pela Wikimedia Foundation – é simples: wikipedistas de longa data ganham acesso a recursos acadêmicos e por sua vez melhoram artigos para os mais altos padrões. Até agora, vimos enormes melhorias de conteúdo vindas deste programa. Os primeiros resultados têm nos encorajado a pensar em outras maneiras de unir a academia e a Wikipédia. Eu acredito que há muito que pode ser feito no futuro e estou tremendamente honrado de fazer parte desses esforços.


Originalmente publicado no blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1168">João Alexandre Peschanski (20 de Fevereiro de 2017). [https://wp.me/p5zA2r-iQ A Wikipédia e o Ensino Superior devem andar juntos : uma entrevista com Frank Schulenburg sobre a Wiki Ed e o Ano da Ciência] Wikimedia no Brasil. Visitado em 16 de dezembro de 2017 </ref>
ABNT
A Wikipédia e o Ensino Superior devem andar juntos : uma entrevista com Frank Schulenburg sobre a Wiki Ed e o Ano da Ciência. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-iQ>. Acesso em: 16 dez. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • A Wikipédia e o Ensino Superior devem andar juntos : uma entrevista com Frank Schulenburg sobre a Wiki Ed e o Ano da Ciência é um artigo sobre Ciência, Fundação Wiki Educação, Programa de educação
  • Por David Alves Em 2016, a Wiki Education Foundation (Wiki Ed) promoveu o Ano da Ciência na Wikipédia, trabalhando junto com universidades e associações acadêmicas para impulsionar o uso da enciclopédia virtual dentro de salas de aula do Ensino Superior. O projeto alcançou quase 300 instituições nos EUA e Canadá, criando e aprimorando artigos em […]
  • Ciência, Fundação Wiki Educação, Programa de educação
  • Entrevistas
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2017/02/frank.jpg