Slack Technologies , Logo do Slack CC Zero [+]

A Wikipédia em português agora também usa Slack

O software destinado a abolir o e-mail e melhorar a comunicação interna das empresas pode ser útil para uma comunidade de voluntários?

Logo após o treinamento em comunicação promovido pela fundação Wikimedia, ficou claro que nosso grupo de voluntários tinha um problema em se comunicar, externa e internamente. Nós geralmente encontramos dificuldade em transmitir a motivação e propósito do nosso trabalho voluntário nos projetos Wikimedia para outras pessoas mas também notamos que os membros do nosso grupo se perdiam em redes sociais, e-mails e lista de e-mails, por esse motivo criei um time Slack do nosso grupo já que o Slack tem sido usado por tantos outros projetos como o WordPress.org, Ruby on Rails e porquê não mencionar a própria NASA. Nós não pretendemos colonizar Marte (ainda), mas apenas ter um local para se reunir, compartilhar materiais, livre de publicidade e assim o Slack tem nos servido até o momento.

A partir dessa experiência em um grupo pequeno de voluntários, decidi criar um outro grupo para a comunidade da Wikipédia em português, um lugar onde os voluntários da Wikipédia em português pudessem socializar e se organizar para atividades no projeto. O Slack permite conversas em privado entre os membros mas também deixa todas as conversas dos canais públicos visíveis e pesquisáveis para quem entrar depois no grupo, o que é algo importante na questão de manter log de conversas de comunidade.

Diferente do IRC não há exclusão e banimento no Slack, o modo de gerir um time no Slack é diferente em muitos aspectos e até o momento a única questão é moderação, nós devemos moderar o que os outros membros compartilham nos canais? Diferente de wikis, no Slack os administradores podem apenas excluir mensagens, a edição de mensagens só pode ser feita pelo próprio autor. Até o momento nós acreditamos que todos os participantes serão minimamente civilizados em não publicar material inseguro para o trabalho (NSFW) mas todos estão livres para discutirem em modo privado se for necessário 😀

Até o momento o grupo tem crescido, há editores mais ou menos participativos no grupo, anônimos ou identificados e o espaço não é apenas para editores da Wikipédia, pode ser para voluntários de outros projetos Wikimedia, pesquisadores ou quem sempre quis saber algo sobre a Wikipédia em português mas nunca teve coragem de perguntar, nós aqui também estamos por lá!

Wiki
<ref "wmbr384">Diana K. Cury (10 de junho de 2016). [http://wp.me/p5zA2r-6c A Wikipédia em português agora também usa Slack] Wikimedia no Brasil. Visitado em 18 de outubro de 2017 </ref>
ABNT
A Wikipédia em português agora também usa Slack. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-6c>. Acesso em: 18 out. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • A Wikipédia em português agora também usa Slack é um artigo sobre editores, Wikipédia
  • O software destinado a abolir o e-mail e melhorar a comunicação interna das empresas pode ser útil para uma comunidade de voluntários?
  • editores, Wikipédia
  • Comunidade
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/07/slack_rgb-1.jpg