Luiz Carlos Cappellano , Detalhe do "Painel Paulo Freire" (2008) no CEFORTEPE CC BY-SA 3.0 [+]

Adicionando perspectivas antropológicas à Wikipédia

Eu acompanhei o gerente de parcerias educacionais da Wiki Education Foundation Jami Mathewson em Washington, D.C. na última semana de novembro de 2017, onde assistimos à 116ª reunião anual da Associação Americana de Antropologia. Falamos com dezenas de instrutores sobre a importância da divulgação da produção acadêmica para um público mais amplo. Como podemos não só aumentar a cobertura de tópicos de antropologia na Wikipedia, mas também adicionar uma perspectiva antropológica aos artigos existentes?

fôlder Theories (Teorias) da Wiki Education Foundation se mostrou especialmente popular no estande da instituição do ano passado, que discute a produção de conhecimento em relação à Wikipedia (o sétimo site mais visitado do mundo!). O conhecimento não fica parado na Wikipédia. É atualizado para refletir novas produções e novas vozes. Contudo, grande parte do trabalho que sai da academia não entra neste recurso altamente acessado. Queremos mudar isso. Vemos nossa nova parceria com a Associação Americana de Antropologia como uma parte importante desta visão.

O envolvimento público com a produção acadêmica é possível por meio de uma atividade em sala de aula da Wikipédia. Os alunos aprendem a contribuir para a Wikipédia com conteúdo acadêmico e buscar lacunas de conteúdo no site. Os alunos se perguntam: Quais tópicos de antropologia estão faltando na Wikipédia? Por que eles estão faltando? O que posso fazer para corrigir isso? Ao encontrar lacunas de conteúdo na Wikipédia e entender como preenchê-las, os alunos se tornam criadores, não apenas consumidores de conhecimento. Uma atividade com Wikipédia também apresenta aos estudantes questões importantes sobre a produção de conhecimento — Quem se envolve? Quem tem sua histórias representada? Quem tem sua voz ouvida?

À medida que o público se envolve cada vez mais com plataformas digitais, compartilhar a produção acadêmica na Wikipédia se torna uma oportunidade cada vez mais importante. Em nossa parceria com a Associação Americana de Antropologia, esperamos convencer mais turmas de antropologia a contribuir com este ótimo recurso. Fizemos bons contatos na reunião anual de 2017. Tudo pela adição de mais tópicos em antropologia social, cultural e linguística à Wikipedia e pelo engajamento de mais vozes na produção deste conhecimento!


Cassidy Villeneuve é colaboradora da Wiki Education Foundation

Imagem: Cassidy Villeneuve at AAA 2017 conference.jpg, por Wiki Education Foundation, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 8 de dezembro de 2017 e publicado em português no blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1391">João Alexandre Peschanski (9 de Fevereiro de 2018). [https://wp.me/p5zA2r-mr Adicionando perspectivas antropológicas à Wikipédia] Wikimedia no Brasil. Visitado em 21 de Fevereiro de 2018 </ref>
ABNT
Adicionando perspectivas antropológicas à Wikipédia. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2018. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-mr>. Acesso em: 21 fev. 2018.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Adicionando perspectivas antropológicas à Wikipédia é um artigo sobre educação, Wiki Education, Wiki Education Foundation
  • Eu acompanhei o gerente de parcerias educacionais da Wiki Education Foundation Jami Mathewson em Washington, D.C. na última semana de novembro de 2017, onde assistimos à 116ª reunião anual da Associação Americana de Antropologia. Falamos com dezenas de instrutores sobre a importância da divulgação da produção acadêmica para um público mais amplo. Como podemos não […]
  • educação, Wiki Education, Wiki Education Foundation
  • Pesquisa
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/08/Painel_Paulo_Freire_detalhe_4.jpg