Vassily Kandinsky , Composition 8 CC Zero [+]

Artigos da Wikipédia melhoram em qualidade e possuem cada vez mais referências

Como muitos sabem, a Wikipédia é uma enciclopédia que todos (ou quase todos) podem editar. Isso, entretanto, não significa que qualquer coisa pode ser escrita nela. Isso está bem longe de ser verdade. A Wikipédia possui regras relativamente rígidas que determinam que tudo aquilo que for inserido já deve ter sido previamente publicado em fonte de boa reputação. Isso quer dizer que cada informação da Wikipédia possui origem em outra publicação prévia que deve ser apontada no texto e não é, portanto, inédita.

Mesmo sabendo que isso é uma regra básica da Wikipédia, não podemos dizer que isso foi seguido à risca desde o início. E, de fato, não foi. No começo da enciclopédia, havia menos revisores e estes não eram tão rigorosos em suas revisões como atualmente. Dessa forma, muitas informações eram inseridas em artigos sem que o editor informasse a fonte de onde elas foram retiradas e eram mantidas mesmo assim por terem sido consideradas válidas. Até mesmo artigos destacados (aqueles que aparecem na página inicial da Wikipédia) já foram criados sem nenhuma fonte citada.  A informação era de qualidade, mas a falta de citação das referências impedia que o leitor verificasse se a informação escrita na Wikipédia correspondia com a fonte usada.

Ao longo do tempo, entretanto, essa cultura vem sendo modificada, tendendo ao aumento do rigor na consideração dos revisores sobre aquilo que fica ou é removido dos artigos. Por exemplo, hoje há regras que determinam um prazo de alguns dias para que biografias recém-criadas recebam fontes, sob o risco de serem apagadas caso isso não ocorra.

Uma pesquisa feita pelo usuário Danilo.mac mostra o crescimento proporcional de fontes em artigos ao longo dos anos. Os resultados da pesquisa são animadores. O gráfico mostra um aumento proporcional da quantidade de citações em artigos. Em novembro de 2016,  já tínhamos mais de 80% dos artigos com pelo menos uma seção para ligações externas (links) ou seção para referências.

Autor: Danilo.mac

Autor: Danilo.mac

 

Podemos ver alguns saltos no gráfico. Pude constatar que os saltos em 2013 são resultado de referenciações feitas por robôs. No salto no início de 2013, um robô referenciou cerca de 30 mil artigos sobre comunas francesas e, no salto no final de 2013, um outro robô referenciou dezenas de milhares de asteroides, municípios da Itália e municípios da Espanha.” – disse Danilo, avaliando o crescimento do gráfico e o aparecimento de grandes aumentos no número de referências num curto espaço de tempo.

Como ainda salientou Danilo, a pesquisa não é capaz de avaliar a qualidade das referências e links. Apenas serve para que tenhamos uma ideia sobre a evolução do uso de referência na Wikipédia. A pesquisa é feita usando o programa Python e verifica todas edições de todos os artigos. Devido ao número imenso de edições, o gráfico demora mais de 6 horas para ser gerado.

Esse aumento proporcional parece indicar um aumento de qualidade dos artigos e uma preocupação maior por parte dos editores e revisores da Wikipédia em oferecer ao leitor um conteúdo que possa ter sua origem identificada e melhor avaliada.

Wiki
<ref "wmbr1117">Lucas Teles (26 de janeiro de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-i1 Artigos da Wikipédia melhoram em qualidade e possuem cada vez mais referências] Wikimedia no Brasil. Visitado em 22 de agosto de 2017 </ref>
ABNT
Artigos da Wikipédia melhoram em qualidade e possuem cada vez mais referências. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-i1>. Acesso em: 22 ago. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Artigos da Wikipédia melhoram em qualidade e possuem cada vez mais referências é um artigo sobre fontes, qualidade, referências, Wikipédia
  • Como muitos sabem, a Wikipédia é uma enciclopédia que todos (ou quase todos) podem editar. Isso, entretanto, não significa que qualquer coisa pode ser escrita nela. Isso está bem longe de ser verdade. A Wikipédia possui regras relativamente rígidas que determinam que tudo aquilo que for inserido já deve ter sido previamente publicado em fonte […]
  • fontes, qualidade, referências, Wikipédia
  • Pesquisa
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2015/01/Vassily_Kandinsky_1923_-_Composition_8_huile_sur_toile.jpg