Carlabridi , Detalhe de um dos vitrais, localizado acima da porta de entrada da capela do Colégio de Santa Inês, em São Paulo CC BY-SA 4.0 [+]

Busca: todos os novos objetos brilhantes e iluminados

Estamos começando a testar alguns recursos muito legais que tornarão clicar na toca de coelho da Wikipédia mais divertido e fascinante.

Já começou a procurar algo na Wikipédia e se perguntou – será que isto é tudo? Você se sente como se estivesse de alguma forma brincando de esconde-esconde com todo o conhecimento que está lá?

Não seria ótimo ver artigos ou categorias relacionados com seu termo de busca e talvez algumas imagens associadas ou links para outras línguas nas quais ler aquele artigo? Ou talvez você apenas queira ler e contribuir com outros projetos além da Wikipédia, mas precisa de um impulso com alguns breves resumos de projetos irmãos.

Mesmo se você simplesmente gostar de ver fragmentos e imagens interessantes, com base no seu termo de pesquisa, você realmente gostará do que temos a oferecer. Estamos começando a testar alguns recursos muito legais que tornarão clicar na toca de coelho da Wikipédia mais divertido e fascinante. Mas primeiro, veja o que fizemos nos últimos dois anos.

Pesquisa back-end

A equipe de buscas e descobertas tem trabalhado muito, criando, atualizando e sofisticando a pesquisa para que os termos de busca sejam mais bem compreendidos. Muitas coisas complexas aconteceram. Coisas como: adicionar folding stemming de ASCII, detectar quando um visitante pode estar digitando em um idioma diferente da Wikipédia em que está, mudar de tf-idf para BM25, alterar a interpretação de pontos de interrogação e atualizar para a versão 5 do ElasticSearch. Ufa!

Nós planejamos fazer muito mais coisas nos próximos meses – aprendizado de máquina com ranqueamento,  pesquisa e implementação de novos analisadores de linguagem e, depois de uma análise exaustivaremoção de aspas em consultas. Também interagiremos de perto com a nova equipe de dados estruturados em seus próximos trabalhos no Commons para tornar imagens livremente licenciadas acessíveis e reutilizáveis ​​na internet.

Pesquisa front-end

Depois de todas as maravilhas de pesquisa back-end, nós precisamos enfatizar a parte com que a maioria dos nossos leitores e editores realmente interage: a página de resultados de busca! Começamos a fazer um brainstorming em setembro de 2016 sobre o que poderíamos fazer para melhorar os resultados da pesquisa – para encontrar facilmente conteúdo interessante e relevante e criar uma experiência de visualização mais intuitiva. Tivemos novas ideias e sofisticamos muitas outras sobre como melhorar a página de resultados da pesquisa e recebemos muitos comentários bons da comunidade.

Empoderados por este retorno, iniciamos a fase de testes, começando com uma exibição de resultados dos projetos irmãos da Wikimedia ao lado dos resultados regulares de pesquisa. A ideia deste teste foi permitir a entrada da equipe de descobertas em outros projetos – projetos que nossos visitantes talvez não conheçam – exibindo resultados interessantes em pequenos fragmentos. A exibição da barra lateral de projetos irmãos é emprestada de um recurso semelhante já usado nas Wikipédias em italianocatalão e francês. Executamos alguns testes nos resultados da busca dos projetos irmãos com a análise detalhada concluída e, depois de alguns toques finais no código, lançamos a nova funcionalidade em todas as Wikipédias perto do fim de abril de 2017.

Os projetos irmãos são partes integrantes da família Wikimedia e os links associados a cada projeto são frequentemente encontrados perto do rodapé da página inicial de cada Wikipédia. Os projetos irmãos da Fundação Wikimedia são:

Nosso próximo teste será acrescentar informações adicionais e resultados relacionados a cada termo de busca. Isto será na forma de um link para “explorar semelhantes” e, quando alguém interagir com o link, uma mostra expandida aparecerá com páginas relacionadas, categorias e links para o artigo em outros idiomas – o que poderá levar a uma descoberta de conhecimento adicional. Sabemos que nem todos os termos de busca retornarão exatamente o que as pessoas estavam procurando, mas pensamos que adicionar links a informações semelhantes, relacionadas seria útil e, possivelmente, superinteressante!

Também planejamos fazer mais alguns testes no próximo ano:

– Testar uma nova exibição que mostre a pronúncia de uma palavra com sua definição e aplicação em contexto – tudo a partir de dados existentes no Wikcionário. Inicialmente, isto será apenas em inglês.

– Testar a exibição de uma pequena imagem (do artigo) ao lado de cada resultado de pesquisa exibido na página.

– Testar um recurso adicional que usará uma nova exibição de metadados na barra de pesquisa localizada na parte superior direita da maioria das páginas na Wikipédia, semelhante ao que acontece na página do portal Wikipedia.org quando um usuário começa a digitar na barra de pesquisa.

Para os mais tecnicamente avançados, há uma maneira de testar estes novos recursos em seu navegador. Para os resultados de busca de projetos irmãos, ele exigirá um pouco de manipulação de URL, mas para explorar semelhantes e usar o recurso do Wikcionário, você precisará de uma conta da Wikipédia, além de criar (ou editar) seu arquivo common.js. Informações detalhadas estão disponíveis no Mediawiki.

Uma vez que o ciclo de teste, análise e retorno for concluído para cada novo recurso, gostaríamos de colocá-los lentamente em operação em todas as Wikipédias durante o resto do ano. Esperamos realmente que estas melhorias aprofundem a utilidade dos resultados de pesquisa e permitam que nossos leitores e editores se tornem ainda mais produtivos e inspirados!


Deborah Tankersley trabalha nas áreas de gerenciamento de produto, produto de descoberta e análise na Fundação Wikimedia.

*Este texto foi originalmente publicado no blog da Fundação Wikimedia em 10 de abril de 2017. Publicado em português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1288">João Alexandre Peschanski (28 de outubro de 2017). [https://wp.me/p5zA2r-kM Busca: todos os novos objetos brilhantes e iluminados] Wikimedia no Brasil. Visitado em 13 de dezembro de 2017 </ref>
ABNT
Busca: todos os novos objetos brilhantes e iluminados. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-kM>. Acesso em: 13 dez. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Busca: todos os novos objetos brilhantes e iluminados é um artigo sobre Blog Wikimedia, Busca
  • Estamos começando a testar alguns recursos muito legais que tornarão clicar na toca de coelho da Wikipédia mais divertido e fascinante. Já começou a procurar algo na Wikipédia e se perguntou – será que isto é tudo? Você se sente como se estivesse de alguma forma brincando de esconde-esconde com todo o conhecimento que está […]
  • Blog Wikimedia, Busca
  • Projetos
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/11/Colégio_de_Santa_Inês_25.jpg