Jason Krüger for Wikimedia Deutschland e.V. , Wikimedia Conference 2016 CC BY-SA 4.0 [+]

Compartilhando uma experiência viva com o mundo: Luis Álvarez

Desde que se juntou ao movimento Wikimedia há três anos, Luis Álvarez contribuiu com milhares de edições na Wikipédia em língua espanhola, além de fotos que ele tirou e carregou no Wikimedia Commons, o repositório de mídia livre.

Além disso, ele investiu muito tempo na gravação e no envio de diferentes tipos de arquivos de áudio. Suas contribuições sonoras incluem música de composição própria, que acompanha vídeos educacionais, sons ambientes que podem dar vida a artigos relevantes da Wikipédia ou ser remixados para diferentes propósitos, efeitos sonoros que ele produziu, experimentos sonoros resultantes de gravações de apresentações de música de domínio público e mais.

Além de compositor, Álvarez é professor universitário na Universidade Autônoma de Aguascalientes. Ele está atualmente trabalhando em seu doutorado em estudos socioculturais.

Álvarez conheceu a Wikipédia e seus projetos irmãos enquanto estudava comunicações, sua primeira graduação. Posteriormente, ficou mais interessado pela cultura da partilha e decidiu dedicar mais tempo a ela.

“Ao iniciar meus estudos de pós-graduação, mergulhei no estudo do fenômeno do remix“, lembra Álvarez. “Eu comecei com música e sons, mas então eu percebi que há outras comunidades fazendo a mesma coisa em outros campos, como software livre e remix de vídeos. Eu estava procurando um projeto com uma comunidade mais estável que estivesse criando um produto valioso. Quando eu conheci a comunidade Wikimedia no México, senti que poderia ser o que eu estava procurando.” Ele continua:

Tornei-me parte dessa comunidade, que mudou completamente minha vida. Eu sempre gostei da idéia de compartilhar o que eu fazia e aprender com o que os outros fizeram, mas agora eu posso praticar isto todos os dias por envio de arquivos, edição e criação de artigos.

O uso de arquivos de áudio por Álvarez se desenvolveu a partir de “gravar sons e misturá-los com música, poemas ou qualquer outro som,” a fim de usar o som como uma ferramenta de documentação. Uma citação do compositor americano John Cagerealmente comoveu Álvarez: “Quando eu ouço o trânsito, o som do trânsito – aqui na Sexta Avenida, por exemplo – eu não tenho a sensação de que alguém está falando. Tenho a sensação de que o som está agindo. E eu amo a atividade do som.”

Uma ilustração do som como uma ferramenta de documentação pode ser encontrada no artigo da Wikipédia sobre a Igreja de São Marcos de Aguascalientes, ao qual Álvarez adicionou uma gravação do sino da igreja. O som deu um tom dinâmico para o artigo.

“Gostaria que mais pessoas enviassem arquivos de áudio”, Álvarez explica, “com os sons das ruas, os sons dos animais, a música que ouvem nos lugares onde vivem, paisagens sonoras, como diria Murray Schafer, mas com sons de mercados e praças. Os sons estão vivos e fazem parte da humanidade. Quando os compartilhamos, damos vida a eles.”

Algumas das faixas que Álvarez produziu para projetos fora do movimento Wikimedia foram carregadas por ele no Wikimedia Commons. “Eu tento carregar amostras ou várias faixas que compõem uma música para tornar mais fácil sua reutilização”, explica.

Até agora, Álvarez enviou mais de 5.000 arquivos ao Wikimedia Commons, dos quais quase 150 são de áudio. Diferentes meios de comunicação usaram algumas de suas fotos, mas ele está frustrado porque muitas vezes não atribuem este trabalho a ele. “Escrevo-lhes pedindo para que corrijam isto, não só porque quero o reconhecimento, mas para ajudá-los a entender que a identificação do autor faz parte da cultura da partilha,” diz Álvarez.

Para Álvarez, o compartilhamento gratuito de conhecimento não está apenas oferecendo uma opção mais fácil para os que buscam conhecimento, mas também está dando a todos a oportunidade de defender suas opiniões únicas.

“Disseram-nos que devemos ser espectadores,” diz Álvarez, “quando também podemos ser ‘espectatores’, como disse Augusto Boal, fundador do Teatro do Oprimido. Ser parte da história é o que nos permite compartilhar e, embora pareça trivial, carregar uma fotografia de que gostamos ou um som que evoca um sentimento ajuda esta comunidade a crescer.”


Samir Elsharbaty é estagiário em conteúdo digital da Wikimedia Foundation.

Este perfil contou com a ajuda de Iván Martínez.

Este texto foi originalmente publicado no blog da Wikimedia Foundation em 20 de abril de 2017. Publicado em português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1236">João Alexandre Peschanski (19 de agosto de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-jW Compartilhando uma experiência viva com o mundo: Luis Álvarez] Wikimedia no Brasil. Visitado em 21 de setembro de 2017 </ref>
ABNT
Compartilhando uma experiência viva com o mundo: Luis Álvarez. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-jW>. Acesso em: 21 set. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Compartilhando uma experiência viva com o mundo: Luis Álvarez é um artigo sobre Blog Wikimedia, comunidade, educação
  • Desde que se juntou ao movimento Wikimedia há três anos, Luis Álvarez contribuiu com milhares de edições na Wikipédia em língua espanhola, além de fotos que ele tirou e carregou no Wikimedia Commons, o repositório de mídia livre. Além disso, ele investiu muito tempo na gravação e no envio de diferentes tipos de arquivos de áudio. Suas contribuições sonoras incluem música de […]
  • Blog Wikimedia, comunidade, educação
  • Comunidade
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2017/08/alvarez.jpg