Ederporto , Recorte de banner produzido pelo Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil CC BY-SA 4.0 [+]

Conheça o Projeto Wikipédia na Universidade

Por Vitor Mazuco*

Um dos programas de educação mais importantes que temos é o Wikipédia na Universidade, nele estimulamos estudantes, professores e universidades a utilizarem a Wikipédia como uma ferramenta de ensino, ensinando novos wikipedistas, desenvolvendo suas habilidades e competências, colocando em prática o trabalho colaborativo de conhecimento livre, e principalmente contribuindo para a melhoria da qualidade da Wikipédia em português.

O projeto requer o trabalho de usuários experientes da Wikipédia a se voluntariar para oferecer o suporte necessário tanto para os professores quantos para os alunos. Esse processo é necessário pois muitos não sabem como funciona realmente a Wikipédia, o que engloba sobre o formato de um verbete enciclopédico, ensinar a editar e apresentar os pilares e principais regras de edição, bem como normas e boas práticas comuns na Wikipédia.

O projeto começou em meados de 2011, e de lá para cá, já tivemos milhares de alunos que já experimentaram pela primeira vez o gosto de editar e publicar um artigo em um dos sites mais acessados do mundo. Mais de 20 universidades entre públicas e privadas entre elas a USP, UFRS, FGV, FCL, UNESP, UNIRIO, entre outros já aderiram ao projeto e mais de 40 professores juntamente com dezenas de embaixadores online e presencial para auxiliar todo o processo de criação e suporte. Nesse projeto, engloba todos os tipos cursos de exatas, humanas, biológicas.

Programa Wikipédia na Universidade, Universidade Mackenzie, 2016. Foto de Vitor Mazuco (Wikimedia Commons, CC-BY-SA 4.0)

 

Há diversos modelos para desenvolver atividades usando a Wikipédia dentro da sala de aula, seguem alguns exemplos práticos:

  • melhorar ou criar verbetes enciclopédicos relacionados ao assunto da disciplina;
    se o curso envolve o ensino de línguas, é possível escolher bons verbetes para a tradução para o português;
  • os alunos podem trabalhar em grupos ao longo do semestre para a elaboração de verbetes mais complexos;
  • expor no formato de verbetes enciclopédicos a teoria relacionada a sua área de pesquisa e ensino;
  • outros modelos que você poderá criar e discutir durante o planejamento com a Wikimedia Foundation.

Esse projeto também já foi executado em outros países, como Canadá, México, Índia, EUA, Rússia.


* Vitor Mazuco é integrante do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e participa do projeto Wikipédia na Universidade.

Wiki
<ref "wmbr1158">João Alexandre Peschanski (17 de fevereiro de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-iG Conheça o Projeto Wikipédia na Universidade] Wikimedia no Brasil. Visitado em 23 de junho de 2017 </ref>
ABNT
Conheça o Projeto Wikipédia na Universidade. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-iG>. Acesso em: 23 jun. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Conheça o Projeto Wikipédia na Universidade é um artigo sobre Programa de educação, Wikipédia na universidade
  • Por Vitor Mazuco* Um dos programas de educação mais importantes que temos é o Wikipédia na Universidade, nele estimulamos estudantes, professores e universidades a utilizarem a Wikipédia como uma ferramenta de ensino, ensinando novos wikipedistas, desenvolvendo suas habilidades e competências, colocando em prática o trabalho colaborativo de conhecimento livre, e principalmente contribuindo para a melhoria da […]
  • Programa de educação, Wikipédia na universidade
  • Comunidade
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/12/PWE.png