, [+]

Espalhando informação no mundo da Wikipédia

Por Johan Jönsson*

Precisamos trabalhar para estarmos abertos à participação – no movimento Wikimedia, isto requer muita tradução.

movimento Wikimedia – a Wikipédia, seus projetos irmãos e todos que ajudam de uma forma ou de outra – podem ser descritos como uma rede de centenas de wikisem mais de 200 idiomas. As wikis tomam a maior parte possível de suas decisões tentando chegar a um consenso local. Nem todos os wikimedistas estão necessariamente interessados no movimento como um todo. Eles podem se concentrar em uma enciclopédia, um dicionário ou um guia de viagem. Eles se contentam em não se aventurar fora da wiki ou das wikis que normalmente editam. Uma perna não sabe o que as outras fazem, disse a centopeia.

Isto é excelente. O núcleo do nosso trabalho é garantir que as Wikipédias, Wikcionários e Wikisources sejam tão bons quanto possível. Mas algumas decisões são de todo o movimento, como quando escolhemos novos membros para o Conselho de Adminstração, um grupo que toma decisões estratégicas e supervisiona o orçamento da Wikimedia Foundation. Muitas vezes, as decisões técnicas devem ser feitas para todas as wikis, porque muitas exceções fraturariam o sistema e tornariam muito difícil o desenvolvimento posterior das ferramentas que usamos quando editamos.

No mínimo, precisamos trabalhar para estarmos abertos à participação daqueles que querem participar.

O movimento Wikimedia não é uma república. Não é como se cada wiki enviasseseus representantes. Nem como se as iniciativas fossem discutidas nas wikis locais, cada wiki informando a outra em seguida sobre a que conclusão chegou. Em vez disso, discutimons em locais como o Meta, o site da comunidade global para os projetos Wikimedia. Qualquer wikimedista que quiser participar é bem-vindo.

Mas há vários obstáculos no caminho. Mesmo quando todos falam o mesmo idioma,há a questão de receber informação no lugar certo. Existem os fóruns centrais de discussão em cada wiki – as Esplanadas e os Cafés dos Novatos, por exemplo. Mas nem todos os leem. Eles são editores, ocupados em editar. E mesmo quando as pessoas os leem, será que queremos soterrar os fóruns de discussão com uma quantidade constante de atualizações, novidades e pedidos de feedback? Em umawiki menor com poucos participantes, as atualizações não traduzidas da Wikimedia Foundation podem dominar completamente a página. Você poderia colocar umbanner no topo da página, mas sempre há algo de novo acontecendo e não há outra opção que não seja prestar atenção, então devemos poupar nossa concentração para as coisas mais importantes. Nós escrevemos boletins informativos, mas não podemos forçar todos a lerem estes textos. É necessário se inscrever para receber. Então, tentamos alcançar pessoas com informações suficientes sem sermosirritantes, o que naturalmente resulta em não fornecer informações suficientes para alguns e irritar outros.

Para qualquer informação que possa ser relevante para os editores Wikimedia, sempre há maneiras de tornar mais provável que a vejam. Se você enviar uma avalanche de informações para mim, eu tenho duas escolhas: posso parar de ler ou posso passar muito menos tempo editando.

E nem todos falam a mesma língua. Para todos os efeitos práticos, a lingua francado movimento Wikimedia é o inglês. Mas às vezes as pessoas não entendem inglês. Às vezes, requer um esforço extra, ao ponto em que se pode sentir que não vale mais a pena. Às vezes, você pode entender o que lê, mas não pode escrever em outra língua. Às vezes, a presença de outro idioma em uma wiki na qual não deveria estar tira o sentimento de autonomia ou faz a wiki deixar de ser um projeto levado a sério– ei, isto nem está disponível em nosso idioma.

Então, traduzimos. Mas os wikimedistas traduzem da mesma forma que fazem a maioria das outras coisas: no seu tempo livre, quando o temos. Quando você está tentando alcançar pessoas com uma notícia, você deixa o texto disponível para tradução e nunca sabe realmente quais idiomas receberá. Talvez a pessoa que geralmente faz a tradução para o japonês viaje naquela semana. Ei, você pode traduzir para hindi – isso é legal. Ocorre ao acaso, pela mesma maneira que jáconstruímos nossos projetos. Você obtém as línguas para as quais as pessoas podem traduzir em uma semana específica.

Isso é fantástico. Mais pessoas podem receber a informação. Mas nem todos. Como editores Wikimedia, precisamos encontrar o equilíbrio entre trabalhar no acesso a informações e editar conteúdo nas wikis. Se uma wiki pequena tem apenas alguns editores ativos, quando vale a pena para um deles gastar seu tempo livre, rastreando o que está acontecendo no mundo da Wikimedia, quando isto toma tempo que poderia ser gasto escrevendo artigos na Wikipédia ou adicionando palavras no Wikcionário? Não há solução perfeita. Mas garantir que mais wikimedistas possam acessar informações sobre o que está acontecendo geralmente não é uma má proposta.


Johan Jönsson é colaborador da Wikimedia Foundation.

Este texto foi originalmente publicado no blog da Wikimedia Foundation em 2 de março de 2017. Publicado em português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1268">João Alexandre Peschanski (22 de setembro de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-ks Espalhando informação no mundo da Wikipédia] Wikimedia no Brasil. Visitado em 23 de outubro de 2017 </ref>
ABNT
Espalhando informação no mundo da Wikipédia. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-ks>. Acesso em: 23 out. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Espalhando informação no mundo da Wikipédia é um artigo sobre tradução, Wikipédia
  • Por Johan Jönsson* Precisamos trabalhar para estarmos abertos à participação – no movimento Wikimedia, isto requer muita tradução. O movimento Wikimedia – a Wikipédia, seus projetos irmãos e todos que ajudam de uma forma ou de outra – podem ser descritos como uma rede de centenas de wikisem mais de 200 idiomas. As wikis tomam a maior parte possível de suas […]
  • tradução, Wikipédia
  • Comunidade
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2017/05/Imagem-WnB.jpg