original por RRZEicons e Masur derivado por B. Jankuloski , Logo do projeto "Conhecimento Compartilhado" CC BY-SA 4.0 [+]

Experimentos científicos práticos estão sendo gravados em alta definição para o Wikimedia Commons

 

Por Samir Elsharbaty*

Oliver Zajkov é professor de física na Saints Cyril and Methodius University of Skopje, na Macedônia. O vídeo acima, filmado pelo grupo de usuários macedônio “Shared Knowledge” apresenta-o fazendo a descarga de baixa pressão. Esta é uma das 45 experiências de física e química registradas pelo para ser publicada no Wikimedia Commons e usada na Wikipedia e em outros lugares.


O grupo tem gravado vídeos de alta qualidade com física simples e experiências de química em um novo projeto chamado WikiExperiments. O projeto tem como objetivo fornecer filmes curtos de alta qualidade visando mostrar ideias teóricas para estudantes na escola, além de incentivar a leitura sobre a Wikipédia.

Os vídeos educacionais serão úteis para os alunos e qualquer pessoa interessada em compreender conceitos gerais em física e química, de acordo com Toni Ristovski, membro do Conselho e Tesoureiro do grupo macedônio.

O “Shared Knowledge”, que em português significa “Conhecimento Compartilhado”, é um grupo de wikimedistas da Macedônia que se iniciou em março de 2014 com o objetivo de realizar iniciativas e projetos para apoiar o movimento Wikimedia. No entanto, os vídeos WikiExperiments, que eles começaram em dezembro de 2015, foram feitos sem narração e com descrições em inglês e macedônio para facilitar o uso global.

O projeto começou com uma ideia do membro do grupo e do físico Tsvetko Nedelkovski no início de 2015. O grupo adorou a ideia e contatou a Universidade de Skopje, Macedônia para colaborar na realização dos vídeos. “Isto ocorreu após o sucesso com a gravação Experimentos de Física”, diz Ristovski, o grupo queria expandir o projeto e fazer vídeos para outras experiências de química. Um grupo de estudantes assumiu a liderança na conexão do “Shared Knowledge” com Vladimir Petruševski, que passou a realizar os experimentos de química.

“Gravar esses vídeos de experiências científicas documenta leis de física e reações químicas”, explica Ristovski. “Muitas escolas ensinam somente teoria sem demonstrações práticas, [que é] uma parte crucial do processo de aprendizagem.”


Os vídeos podem ser vistos no Wikimedia Commons.


*Samir Elsharbaty trabalha com conteúdo digital na Fundação Wikimedia. O texto Community Digest: Practical Science Experiments Are Being Recorded in High Definition for Commons, News in Brief  foi publicado em 09 de novembro de 2016 no blog da Fundação Wikimedia. Tradução em português do Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1129">João Alexandre Peschanski (5 de fevereiro de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-id Experimentos científicos práticos estão sendo gravados em alta definição para o Wikimedia Commons] Wikimedia no Brasil. Visitado em 24 de abril de 2017 </ref>
ABNT
Experimentos científicos práticos estão sendo gravados em alta definição para o Wikimedia Commons. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-id>. Acesso em: 24 abr. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Experimentos científicos práticos estão sendo gravados em alta definição para o Wikimedia Commons é um artigo sobre Ciência, vídeos, Wikimedia blog
  •   Por Samir Elsharbaty* Oliver Zajkov é professor de física na Saints Cyril and Methodius University of Skopje, na Macedônia. O vídeo acima, filmado pelo grupo de usuários macedônio “Shared Knowledge” apresenta-o fazendo a descarga de baixa pressão. Esta é uma das 45 experiências de física e química registradas pelo para ser publicada no Wikimedia Commons […]
  • Ciência, vídeos, Wikimedia blog
  • Comunidade
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2017/02/Captura-de-Tela-2017-02-01-às-16.24.18.png