Wikimedia no Brasil participa de editatona sobre anatomia veterinária na USP

wikipedia_workshop_at_faculty_of_veterinary_medicine_and_animal_science_fmvz-usp_07-1Célio Costa durante treinamento na editatona, na FMVZ / USP. Crédito: Wikimedia Commons/CEPID NeuroMat, CC BY-SA 4.0

O Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil participou de uma maratona de edição no dia 14 de setembro, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). O evento foi parte da parceria estabelecida entre o Wikimedia no Brasil, o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) e a própria faculdade, que inclui um projeto GLAM com o Museu de Anatomia Veterinária (MAV) e a elaboração de um protótipo de programa de educação.

Os professores responsáveis pela parceria são Francisco Blazquez, docente titular da FMVZ-USP, e João Alexandre Peschanski, da Faculdade Cásper Líbero. Participam da coordenação da parceria Célio Costa Filho, do Wikimedia no Brasil, Maurício Cândido, do MAV, e André Frazão Helene, professor de Biologia na USP e integrante do CEPID NeuroMat.

Durante a maratona, os 17 estudantes inscritos passaram por um treinamento Célio Costa Filho, após o qual passaram a editar verbetes relacionados aos temas da área da Medicina Veterinária, especialmente os relacionados às fotos provenientes do relicenciamento GLAM do MAV. Há uma página oficial da editatona.

Em conversa com o professor Francisco Blazquez, ele chamou atenção para a importância do uso da Wikipédia em sala de aula para os estudantes fixarem os conteúdos aprendidos durante as disciplinas tanto por meio da produção de verbetes novos quanto por meio da revisão de informações de verbetes existentes na enciclopédia eletrônica, principalmente a correção de dubiedades, erros e imprecisões.

“Acredito que a Wikipédia tenha duas funções importantes, a de ser fonte de informação para os estudantes e a de despertar o interesse deles para as disciplinas. Os estudantes podem fixar os conceitos, explicando os conteúdos que eles aprenderam em sala de aula para as pessoas leigas por meio da Wikipédia”, afirma Blazquez. “A Wikipédia tem a capacidade tanto de estimular os estudantes quanto de despertar neles a responsabilidade pelo trabalho produzido˜, acrescenta o docente que pretende implementar a Wikipédia em sala de aula no próximo semestre da disciplina Anatomia de Animais Domésticos II.


Com informações do blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr963">João Alexandre Peschanski (15 de setembro de 2016). [ Wikimedia no Brasil participa de editatona sobre anatomia veterinária na USP] Wikimedia no Brasil. Visitado em 16 de dezembro de 2017 </ref>
ABNT
Wikimedia no Brasil participa de editatona sobre anatomia veterinária na USP. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <>. Acesso em: 16 dez. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Wikimedia no Brasil participa de editatona sobre anatomia veterinária na USP é um artigo sobre
  • Célio Costa durante treinamento na editatona, na FMVZ / USP. Crédito: Wikimedia Commons/CEPID NeuroMat, CC BY-SA 4.0 O Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil participou de uma maratona de edição no dia 14 de setembro, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). O evento foi parte da parceria estabelecida entre o […]
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/themes/wmbr/img/card.png