Myleen Hollero , Jan Gerlach, gerente de Políticas Públicas da Fundação Wikimedia CC BY-SA 3.0 [+]

Julguemos a lei de direitos autorais pela sua contribuição para a aprendizagem e educação

Por Jan Gerlach*

Um partidário de longa data de conhecimento livre, Mike Masnick nos leva através da história das leis de direitos autorais, desde suas origens e intenções, até os dias atuais e sua necessidade premente de reforma. Ele demonstrou como os objetivos originais dos direitos autorais e os resultados que estamos vendo hoje em dia não estão mais alinhados. Nas próprias palavras de Mike: “Devemos julgar a lei de direitos autorais pela sua contribuição para a aprendizagem e educação”.

No entanto, em vez de promover o avanço do conhecimento, em 2016 os direitos autorais podem ser usados para evitar que a concorrência cresça e para evitar que as pessoas “mexam” com os produtos. Também é frequentemente usado como uma ferramenta contra a expressão livre. Como Mike afirmou, “direitos autorais tem um grave problema de liberdade de expressão.”

Nós, da Fundação Wikimedia, participamos ativamente do debate em torno da modernização do direito autoral e defendemos uma política que promova o acesso ao conhecimento para todos e promova a colaboração online, inclusive na Wikipédia. Expressamos as nossas preocupações sobre a política atual e apresentamos a nossa visão de legislação produtiva e permissiva ao Escritório de Direitos Autorais e à Comissão Europeia. Apoiamos a capacidade de todos os usuários da Internet para criar, remix e compartilhar informações como a tecnologia já permite. Acreditamos que os direitos autorais devem refletir essa nova realidade.

O impulso para a reforma do direito autoral é um esforço global, e os adeptos do movimento Wikimedia em todo o mundo estão defendendo uma política de direitos autorais que tenha em conta as necessidades e os direitos dos utilizadores da Internet.


*Jan Gerlach é Gerente de Políticas Públicas da Fundação Wikimedia. O texto Let’s Judge Copyright Law by its Contribution to Learning and Education foi publicado em 16 de novembro de 2016 no blog da Fundação Wikimedia. Traduzido para o português e originalmente publicado no blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1133">João Alexandre Peschanski (7 de fevereiro de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-ih Julguemos a lei de direitos autorais pela sua contribuição para a aprendizagem e educação] Wikimedia no Brasil. Visitado em 22 de agosto de 2017 </ref>
ABNT
Julguemos a lei de direitos autorais pela sua contribuição para a aprendizagem e educação. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-ih>. Acesso em: 22 ago. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Julguemos a lei de direitos autorais pela sua contribuição para a aprendizagem e educação é um artigo sobre Direitos autorais, Fundação Wikimedia
  • Por Jan Gerlach* Um partidário de longa data de conhecimento livre, Mike Masnick nos leva através da história das leis de direitos autorais, desde suas origens e intenções, até os dias atuais e sua necessidade premente de reforma. Ele demonstrou como os objetivos originais dos direitos autorais e os resultados que estamos vendo hoje em dia […]
  • Direitos autorais, Fundação Wikimedia
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2017/02/Gerlach_Jan_April_2016.jpg