Franklin Carmichael , "Lago Lone" (1929) CC Zero [+]

Mário de Andrade, Churchill e Adolf Hitler entram em domínio público

Todo o dia primeiro do mês de janeiro é um dia importante para a cultura livre porque é quando certas obras entram em domínio público, o que teremos para 2016?

Além de  músicos, artistas plásticos e escritores este ano as obras de Winston Churchill, Malcom X e Adolf Hitler entram em domínio público. A polêmica em torno das obras do nazista não impediram a publicação de uma edição anotada de “Mein Kampf, com cerca de 3.500 anotações acadêmicas destinados a “mostrar como Hitler teceu a verdade com a meia-verdade e a mentira deslavada, e, portanto, para desarmar qualquer efeito propagandístico enquanto revela o nazismo.” Também entram no domínio público as obras de autores e artistas que morreram nos campos de concentração de Hitler, incluindo Dietrich Bonhoeffer, Josef Čapek e Anne Frank.

Ilustração de Eleanor para o livro "O livro de ouro das mulheres famosas" (1919)

Ilustração de Eleanor para o livro “O livro de ouro das mulheres famosas” (1919)

Alguns artistas pouco conhecidos entraram na lista este ano como a escultora dinamarquesa Anne Marie Carl-Nielsen, a escritora Ursula BethellHannah SzenesEleanor Fortescue-Brickdale uma artista inglesa que ilustrou o livro “Idílios do rei de Alfred Tennyson e “O livro de ouro das mulheres famosas ambos em domínio público.

As obras do designer Le Corbusier estão em domínio público nos EUA mas não em seu país natal, a Suíça, de modo que não podem ser livremente distribuídas até 2036.

Entre escritores mais populares então Paul Valéry e o único brasileiro da lista Mário de Andrade, na regra de domínio público do Brasil, os livros do autor modernista estão livres de direitos autorais no primeiro dia do ano seguinte em que se completou 70 anos de sua morte. Mario de Andrade morreu em 25 de fevereiro de 1945, as editoras têm se apressado em produzir novas roupagens para as obras do autor como uma versão de “Macunaímaem quadrinhos.

E nos EUA…

O que será que entrou em domínio público nos Estados Unidos? Nem um único trabalho publicado. Mais uma vez, obras não publicadas não estão entrando no domínio público nos Estados Unidos este ano, nem no próximo ano. Na verdade, nenhuma publicação norte-americana entrará em domínio público até 2019.

Que livros e peças de teatro seria entrar no domínio público se tivéssemos as leis de direitos autorais pré-1978? Você deve conhecer alguns dos títulos: Robert Heinlein, Tropas Estelares“, Walter Miller, Um Cântico para Leibowitz“, E.R. Braithwaite, Ao Mestre com Carinho“, William Burroughs, “Almoço nu“, Richard Condon, “Sob o Domínio do Mal” e outros.

Links externos

Wiki
<ref "wmbr478">Diana K. Cury (1 de janeiro de 2016). [http://wp.me/p5zA2r-7I Mário de Andrade, Churchill e Adolf Hitler entram em domínio público] Wikimedia no Brasil. Visitado em 22 de agosto de 2017 </ref>
ABNT
Mário de Andrade, Churchill e Adolf Hitler entram em domínio público. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-7I>. Acesso em: 22 ago. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Mário de Andrade, Churchill e Adolf Hitler entram em domínio público é um artigo sobre domínio público, Wikimedia Commons, Wikisource
  • Todo o dia primeiro do mês de janeiro é um dia importante para a cultura livre porque é quando certas obras entram em domínio público, o que teremos para 2016?
  • domínio público, Wikimedia Commons, Wikisource
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/01/Franklin_Carmichael_-_Lone_Lake.jpg