Matemateca IME-USP / Rodrigo Tetsuo Argenton , Uma rotação completa de um dodecaedro torcido dextrogiro, fotos a cada 15°, parte do acervo da Matemateca IME-USP CC BY-SA 4.0 [+]

Matemática no Commons

por Giulia Ebohon

É comum a matemática encontrar na linguagem empecilhos para ser comunicada à leigos. Pensando nisso, algumas instituições e pessoas que atuam nesse universo se esforçam para desenvolver projetos que auxiliem na transmissão dos saberes cultivados nas ciências exatas. Esse é o intuito da Matemateca, que desde de 2003, com o apoio do IME, das Pró-Reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão da USP, e do CNPq,  vem se aventurando por uma forma de quebrar essas barreiras na divulgação da Matemática por meio da confecção de objetos interativos.

Sandpile_Matemateca_09Objeto matemático para ilustrar ângulos de repouso disponível no acervo da Matemateca IME-USP (crédito: Rodrigo Tetsuo Argenton/Matemateca IME-USP/Wikimedia Commons)

A primeira ambição do museu – conforme divulgado no site – era construir um acervo que servisse de apoio e de incentivo ao aprendizado das disciplinas de graduação. Aos poucos os objetivos do projeto foram tomando forma e notou-se na Matemateca uma possibilidade real de divulgar a matemática de uma maneira interessante e dinâmica entre leigos, crianças e adultos.

O acervo cresceu, assim como a pasta de projetos do museu. Um exemplo disso é a  abertura de imagens selecionadas de seu acervo, como arquivos de imagem digital, na Wikimedia Commons. Essa iniciativa é feita em parceria com o CEPID NeuroMat e o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. Com isso, todas as imagens da Matemateca acessíveis na Wikimedia Commons estão publicadas sob a licença livre Creative Commons.

Além de imagens do acervo, pequenos vídeos demonstram interações com os objetos expostos no museu, tornando possível ampliar o acesso para além da USP e, mais do que isso, possibilita que outras instituições de ensino reproduzam as peças expostas.


Publicado originalmente no Blog Traço de Ciência.
Wiki
<ref "wmbr1210">João Alexandre Peschanski (21 de Abril de 2017). [https://wp.me/p5zA2r-jw Matemática no Commons] Wikimedia no Brasil. Visitado em 16 de dezembro de 2017 </ref>
ABNT
Matemática no Commons. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-jw>. Acesso em: 16 dez. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Matemática no Commons é um artigo sobre educação, GLAM, Matemateca, Matemática, Museus
  • por Giulia Ebohon É comum a matemática encontrar na linguagem empecilhos para ser comunicada à leigos. Pensando nisso, algumas instituições e pessoas que atuam nesse universo se esforçam para desenvolver projetos que auxiliem na transmissão dos saberes cultivados nas ciências exatas. Esse é o intuito da Matemateca, que desde de 2003, com o apoio do […]
  • educação, GLAM, Matemateca, Matemática, Museus
  • Atividades
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2017/04/dode.jpg