Pieter Brueghel, o velho , "A Torre de Babel" (1563) a representação da arquitetura da torre é intencionalmente parecida ao Coliseu de Roma CC Zero [+]

Novo recurso de tradução de artigos está disponível na Wikipédia

O recurso Tradução de Conteúdo está disponível como recurso beta em oito versões de idioma da Wikipédia

A equipe de Engenharia de Idiomas da Fundação Wikimedia está feliz em anunciar a primeira versão do Content Translation (Tradução de Conteúdo) para a Wikipedia em 8 idiomas: catalão, dinamarquês, esperanto, indonésio, malaio, norueguês (Bokmål), português e espanhol. O Content Translation, disponível como um recurso beta, oferece uma maneira rápida de criar novas páginas na Wikipédia a partir de uma página já existente na Wikipédia de outro idioma. Ele também é adequado para novos editores que procuram se familiarizar com o fluxo de trabalho de edição. O objetivo é construir uma ferramenta que aproveita o poder da comunidade global e multicultural para continuar a missão Wikimedia de criar um mundo onde cada ser humano pode compartilhar a soma de todo o conhecimento.

Concepção

Durante o início de 2014, quando as ideias criar um tradutor de conteúdo estavam sendo conceituadas, os desenvolvedores se depararam com um estudo interessante por Scott A.Hale da Universidade de Oxford, sobre as influências e os padrões de edição dos editores multilingues da Wikipédia. Combinado com o feedback dos editores que interagiram com os dados apresentados no estudo guiaram as escolhas iniciais, tanto em termos de recursos quanto de idiomas. Eles ainda tiveram a sorte de encontrar o pesquisador pessoalmente na Wikimania 2014, para aprender mais sobre suas conclusões e referências.

A ferramenta foi projetada para editores multilingues como principal público-alvo. Vários padrões importantes surgiram a partir de estudos sobre usuários durante um mês, incluindo:

  • Editores poliglotas são relativamente mais ativos na Wikipédias menores. Muitas vezes, os editores de Wikipédias de menor porte também editam em uma de relativamente grande porte como a versão em Inglês ou alemão;
  • Editores poliglotas frequentemente editam os mesmos verbetes em seus idiomas primários e não primários.

Estes e outros fatores listados no estudo do impactam a transferência de conteúdo entre diferentes versões linguísticas da Wikipedia; eles aumentam a paridade de conteúdo entre as versões – e diminuem a tendência de “auto-foco” em edições individuais.

Testando o recurso

Screencast mostrando o Content Translation em uso
Pau Giner (trabalho próprio), [CC-BY-SA-4.0], via Wikimedia Commons

A ferramenta Tradução de Conteúdo está em uma fase beta em algumas Wikipédias. Isto significa que você precisa ativá-lo para experimentar:

  • Faça o login na Wikipédia (ou crie uma conta se você ainda não tiver uma)
  • Acesse suas Preferências de usuário, através do link no topo à direita na página
  • Na página Preferências, clique na aba Recursos beta
  • Marque o item Tradução de conteúdo
  • Acesse sua página de Contribuições, através do link no topo à direita na página
  • Clique no botão Nova contribuição e escolha o item Tradução para entrar na página da ferramenta
  • Clique no botão Criar uma nova tradução

Na caixa de diálogo, informe o idioma de origem do verbete que quer traduzir e o título desse verbete naquele idioma, em seguida, o idioma de destino e o título de destino do verbete. Você será avisado no mesmo momento se o verbete ja existir ou não.

As traduções são guardadas em caminhos a partir do seu nome de usuário, como subpáginas de usuário (nomedeusuário/Título do artigo), de modo que não ficam disponíveis imediatamente como os verbetes já estabelecidos, isso quer dizer também que é possível interromper uma tradução e manter várias traduções em andamento.

Links

Wiki
<ref "wmbr264">Diana K. Cury (20 de janeiro de 2015). [http://wp.me/p5zA2r-4g Novo recurso de tradução de artigos está disponível na Wikipédia] Wikimedia no Brasil. Visitado em 24 de abril de 2017 </ref>
ABNT
Novo recurso de tradução de artigos está disponível na Wikipédia. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-4g>. Acesso em: 24 abr. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Novo recurso de tradução de artigos está disponível na Wikipédia é um artigo sobre conteúdo, Mediawiki, Wikipédia
  • O recurso Tradução de Conteúdo está disponível como recurso beta em oito versões de idioma da Wikipédia
  • conteúdo, Mediawiki, Wikipédia
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/07/Pieter_Bruegel_the_Elder_-_The_Tower_of_Babel.jpg