Joalpe , Workshop para editar a Wikipédia com estudantes de Comunicação Social na Faculdade Cásper Líbero, com David Alves, membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil CC BY-SA 4.0 [+]

O Ano da Ciência chega ao Brasil

Originalmente por Eryk Salvaggio traduzido por David Alves

A Wikipédia é a principal fonte de conhecimento para seres humanos ao redor do globo. É por isso que o a campanha do Ano da Ciência da Wiki Education Foundation trabalha com salas de aula de ciência em universidades dos Estados Unidos e Canadá. Juntos, estamos levando conhecimento de ciência mais claro e mais compreensivo para o público.

Mas assim como o conhecimento ultrapassa fronteiras, a Wikipédia também o faz. Então estamos animados em ver o Ano da Ciência ganhar vida própria no Brasil.

João Alexandre Peschanski é professor de Ciência Política na Faculdade Cásper Líbero e supervisor de comunicação no Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) na Universidade de São Paulo. Ele tem levado uma campanha inspirada pelo Ano da Ciência da Wiki Ed, através do CEPID NeuroMat. A mídia local tem chamado a iniciativa de o “Ano da Ciência Brasileiro”.

“Nosso foco tem sido na teoria matemática do cérebro. Nós escolhemos conceitos interessantes em artigos que nosso time de pesquisa produziu, e em um esforço coletivo de cientistas, jornalistas e estudantes, criamos ou melhoramos o conteúdo pertinente na Wikipédia”.

João disse que havia uma lacuna de 30 anos entre a ciência refletida nas fontes da Wikipédia em português e os desenvolvimentos de ponta sendo realizados naquele campo.

A iniciativa brasileira tem adicionado milhares de palavras em tópicos pertinentes às propriedades matemáticas da dinâmica neural na Wikipédia em português. Por exemplo, eles expandiram o artigo em português sobre a doença de Alzheimer, e tópicos mais complexos como lesão do plexo braquial. Eles também criaram a entrada de modelos de disparos neuronais, e um vídeo que explica o “Spike sorting” – um modo de rastrear e medir as propriedades elétricas das células – que aparece em ambas as edições em português e inglês da Wikipédia.

No modelo deles, especialistas e pesquisadores trabalham para explicar conceitos para voluntários do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. Eles então escrevem artigos baseados nesses envolvimento especializado. Muitos dos autores dos artigos acadêmicos são pesquisadores de pós-doutorado.

“Nesse momento, nós somos a maior organização de pesquisa a ter um claro compromisso em disseminar ciência por meio da Wikipédia no Brasil. E nós estamos crescendo: a Universidade de São Paulo acaba de nos conceder quatro posições de graduação para trabalhar na promoção de um maior envolvimento com a Wikipédia em nosso campus”.

João, junto com o Wikipedista-em-residência David Alves e o voluntário da Wikipédia de longa data Célio Costa Filho, tem usado o modelo do Ano da Ciência da Wiki Ed nos EUA e Canadá para expandir o programa no país deles. David é um jornalista graduado que começou a editar a Wikipédia para um projeto de sala de aula dado por João. Ele é agora a primeira pessoa a receber uma bolsa estatal para promover a Wikipédia no Brasil, graças à FAPESP.

“Os pesquisadores fornecem conhecimento técnico qualificado e nós transformamos o conteúdo em um mais compreensível e claro”, disse David.

Estamos animados de ver a ideia e as ferramentas que estamos criando para ajudar a levar o conhecimento para além das paredes das salas de aula estão, eles próprios, indo além das fronteiras. O Ano da Ciência da Wikipédia é realmente um fenômeno global, e estamos animados de ver o trabalho que Wikipedistas voluntários e outros grupos estão realizando ao redor do mundo!

Texto publicado originalmente no blog da Wiki Education Foundation. Texto sob licença CC BY-SA.

Wiki
<ref "wmbr702">David Alves (9 de agosto de 2016). [http://wp.me/p5zA2r-bk O Ano da Ciência chega ao Brasil] Wikimedia no Brasil. Visitado em 22 de agosto de 2017 </ref>
ABNT
O Ano da Ciência chega ao Brasil. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-bk>. Acesso em: 22 ago. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • O Ano da Ciência chega ao Brasil é um artigo sobre Ano da Ciência na Wikipédia, Wiki Education Foundation, Wikipédia, Wikipedista-em-residência
  • Originalmente por Eryk Salvaggio traduzido por David Alves
  • Ano da Ciência na Wikipédia, Wiki Education Foundation, Wikipédia, Wikipedista-em-residência
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/08/Wikipedia_editing_workshop_-_Faculdade_Cásper_Líbero_01.jpg