Myleen Hollero , Katherine Maher CC BY-SA 3.0 [+]

O conhecimento não conhece fronteiras: coluna de Katherine Maher, da Fundação Wikimedia

Por Katherine Maher*

Na Fundação Wikimedia, nossa missão nasceu de crença que qualquer pessoa em qualquer lugar tem alguma coisa para contribuir com o conhecimento compartilhado. Nós acreditamos em um mundo que encoraja e protege a troca aberta de ideias e informação, comunidades e culturas, em que pessoas de todos os países, idiomas e culturas podem colaborar livremente sem restrições e em que a cooperação internacional leva ao conhecimento comum.

A ordem executiva da nova ordem administrativa dos Estados unidos sobre imigração é uma afronta a esta visão. Isto impede os esforços de nossos colegas e comunidades que trabalham juntos ao redor do mundo para produzir conhecimento aberto e compartilhado acessíveis a todos. Quando nossa capacidade de nos unirmos através das fronteiras é restringida, o mundo fica mais pobre.

O conhecimento não conhece fronteiras. Nossa sabedoria coletiva tem sido construída por meio da troca de ideias, a partir do nosso primeiro conhecimento de navegação dos mares até nossa contínua exploração dos céus. Quando uma sociedade tem tropeçado e caído na ignorância, outros têm preservado registros e arquivos para construir sobre eles. Durante a idade das trevas na Europa, escolas de Baghdad mantiveram vivos os escritos dos filósofos gregos. Estes estudos meticulosos, juntamente com as descobertas dos matemáticos persas e árabes, ajudaram a desencadear a renascença intelectual na Europa.

A Wikipédia é um exemplo do que é possível quando as fronteiras não escondem a troca de ideias. Hoje a Wikipédia contém mais de 40 milhões de artigos em aproximadamente 300 idiomas. It is built one person at a time, across continent and language. Ela é construída por meio da colaboração individual ou comunitária, em reuniões de pessoas comuns de todo o mundo. Estes esforços colaborativos servem centenas de milhares de pessoas todos os meses, oferencendo oportunidade e educação para todos.

A Fundação Wikimedia está sediada nos Estados Unidos, onde há liberdades únicas que são essenciais para apoiar os projetos Wikimedia. Porém, a nossa missão é global. Nós apoiamos comunidades e projetos de todo canto do globo. Nossa equipe e os membros das comunidades precisam ser capazes de mover–se livremente para apoiar este movimento global e estimular o compartilhamento de ideias e de conhecimento, independente do seu país de origem.

Nós recomendamos fortemente que a administração dos Estados Unidos retirem a recente ordem executiva restringindo a viagem e a imigração de certas nações e fechando as portas para muitos refugiados. Isto ameaça nossa liberdade de investigar e de trocar e infringe os direitos fundamentais de nossos colegas, nossas comunidades e nossas famílias.

Embora nossas memórias individuais possam ser curtas, o arco da história é longo e desenrola–se em uma contínua e progressiva abertura. Na Fundação Wikimedia, continuaremos a lutar por nossos valores de discurso aberto e cooperação internacional. Damos às mãos a todos que lutem também.

______

*Katherine Maher é diretora executiva da  Fundação Wikimedia. O texto Knowledge knows no boundaries  foi originalmente publicado em 30 de janeiro de 2017 no blog da Fundação Wikimedia. Traduzido para o português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1156">João Alexandre Peschanski (14 de fevereiro de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-iE O conhecimento não conhece fronteiras: coluna de Katherine Maher, da Fundação Wikimedia] Wikimedia no Brasil. Visitado em 23 de junho de 2017 </ref>
ABNT
O conhecimento não conhece fronteiras: coluna de Katherine Maher, da Fundação Wikimedia. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-iE>. Acesso em: 23 jun. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • O conhecimento não conhece fronteiras: coluna de Katherine Maher, da Fundação Wikimedia é um artigo sobre Conhecimento livre, Fundação Wikimedia, Liberdade, Wikimedia blog
  • Por Katherine Maher* Na Fundação Wikimedia, nossa missão nasceu de crença que qualquer pessoa em qualquer lugar tem alguma coisa para contribuir com o conhecimento compartilhado. Nós acreditamos em um mundo que encoraja e protege a troca aberta de ideias e informação, comunidades e culturas, em que pessoas de todos os países, idiomas e culturas podem colaborar livremente sem […]
  • Conhecimento livre, Fundação Wikimedia, Liberdade, Wikimedia blog
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2017/02/maher.jpg