Jwslubbock , Mike Peel, em palestra no encontro geral da Wikimedia britânica, em julho de 2016 CC BY-SA 4.0 [+]

O planejamento global das atividades Wikimedia: uma entrevista com Mike Peel

mike_peel_-_fdc
Mike Peel. Crédito: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0

Por Marília Carrera*

Em entrevista, o astrônomo britânico Mike Peel, administrador da Wikipédia em Inglês, idealizador das editatonas e também membro do Wikimedia Foundation Funds Disclosure Committee, discute planejamento e estratégica na comunidade Wikimedia global.

Mike Peel nasceu em Chapel-en-le-Frith, uma pequena cidade próxima de Manchester no Reino Unido. Aos 32 anos, o doutor em radioastronomia (estudo da recepção das ondas radioelétricas de origem cósmica) pela Universidade de Manchester mudou–se no ano passado para o Brasil para trabalhar na construção do radiotelescópio BINGO.

Ele compartilhou sobre suas contribuições de mais de 10 anos na Fundação Wikimedia.  “Uma das coisas fantásticas na cultura da Wikipédia é que todos são iguais – quando há uma disputa sobre um conteúdo, são os fatos e as referências em vez que da autoridade pessoal e das qualificações dos editores que vencem”, afirma o astrônomo britânico. Confira a entrevista a seguir.

Qual a sua formação acadêmica? Qual a sua profissão hoje em dia? Por que você mudou–se para o Brasil?

Estudei Física e Astronomia na graduação na Universidade de Manchester. Depois estudei Radioastronomia no doutorado também na Universidade de Manchester. Hoje trabalho como radioastrônomo, estudando nossa galáxia e também galáxias vizinhas e aglomerados de galáxias de modo a retornar à luz mais antiga que podemos ver no universo – Radiação Cósmica de Funda em Microondas, originadas do Big Bang.

Mudei para o Brasil para trabalhar no projeto BINGO, um radiotelescópio a ser construído no Uruguai para observar estatisticamente galáxias para medir a expansão do universo devido à energia escura.

Como e quando você conheceu a Wikipédia?

Em 2004 / 2005 estava lendo para minha graduação quando me deparei com a Wikipédia como ferramenta de pesquisa. A Wikipédia tinha muitos artigos sobre física, que eram úteis para entender o material do meu curso. Então, comecei a ler os artigos cada vez mais.

Qual foi a sua primeira edição ou o seu primeiro artigo na Wikipédia?

Estava lendo o artigo C–Symmetry (Simetria–C, na Wikipédia em Português) em 17 de março de 2005 quando me irritei com alguns erros gramaticais. Então, fiz a minha primeira edição na Wikipédia para corrigi–los.

Por que a Wikipédia chamou sua atenção antes? Por que a Wikipédia chama sua atenção até agora?

A Wikipédia é uma ferramenta de pesquisa útil sobre conceitos físicos (programas de TV também). Porém a Wikipédia chamou minha atenção ao longo dos anos à medida que ela se tornava um dos principais sites da Internet em que as pessoas procuravam informação. É importante ressaltar que a Wikipédia fornece informações abrangentes, precisas e úteis.

A Wikipédia também é um bom local para preservar informações sobre patrimônios perdidos ou em risco.  Por exemplo, em 2013 um navio de 95 anos chamado STV Astrid afundou e desfez–se. Li as notícias sobre o navio e comecei a escrever um artigo sobre o caso (https://en.wikipedia.org/wiki/STV_Astrid), que poderia ajudar a manter a sua memória viva por muitos e muitos anos.

Qual o seu papel na Wikipédia atualmente?

Principalmente carrego fotos que tirei enquanto visitava prédios antigos e museus ou enquanto apenas caminhava e edito artigos sobre qualquer assunto que desperta meu interesse. Hoje muitas das minhas fotos e dos meus artigos são sobre São Paulo enquanto conheço a cidade e a sua história.

Atualmente também sou administrador da Wikipédia em Inglês, o que apenas significa que tenho algumas ferramentas extras para gerenciar artigos como remover ou desfazer remoção de artigos. Uma das coisas fantásticas na cultura da Wikipédia é que todos são iguais – quando há uma disputa sobre um conteúdo, são os fatos e as referências em vez que da autoridade pessoal e das qualificações dos editores que vencem.

O que é o Wikimedia Foundation Funds Disclosure Committee? Quando e por quem ele foi criado? Qual o seu principal objetivo?

Em primeiro lugar, gostaria de explicar como as organizações da Wikimedia são estruturadas. A Fundação Wikimedia é uma organização global que gerencia os servidores, desenvolve o software MediaWiki que suporta a Wikipédia, faz a comunicação global, dentro outros. Em segundo lugar, há vários braços da Wikimedia (capítulos, grupos de usuários e organizações temáticas) ao redor do mundo que realizam atividades com alcances geográficos ou sobre tópicos específicos, incluindo trabalhos com GLAM (galleries, libraries, archives and museum, em Inglês), escolas e universidades, desenvolvimento tecnológico e muito mais.

O Funds Dissemination Committee (FDC) revisa planos anuais para várias dos maiores braços da Wikipédia. O FDC recomenda financiamentos para as organizações com o dinheiro que a Fundação Wikimedia arrecada com as doações. É um grupo de 09 voluntários de vários lugares do mundo, dos quais 05 são eleitos pela comunidade voluntária da Wikimedia e 04 são apontados pelo conselho da Fundação Wikimedia.

O que você faz no Wikimedia Foundation Funds Disclosure Committee? Como você o conheceu? Por quanto tempo você tem contribuído com ele?

Atualmente sou um dos 09 membros do comitê. Duas vezes por ano nos reunimos pessoalmente e passamos a maior parte da semana revisando planos anuais e pedidos de financiamento. Discutimos os bons e os maus aspectos de cada pedido e chegamos a um consenso sobre quanto cada um deve receber durante o próximo ano. Então, escrevemos uma explicação sobre a nossa conclusão em um texto de recomendação. Nossas recomendações são enviadas para o Wikimedia Foundation’s Board of Trustees para aprovação.

O FDC foi criado em 2012. Fui um dos primeiros membros do comitê. Estou chegando ao fim do segundo mandato de dois anos no comitê (tirei um ano de folga no meio). Conheci o comitê enquanto ele estava sendo proposto devido ao meu envolvimento com a Wikimedia no Reino Unido – braço da Wikimedia do Reino Unidos que ajudei a fundar em 2008 e do qual fui um administrador de 2008 a 2013.

Quantos projetos o  Wikimedia Foundation Funds Disclosure Committee ajudou até agora? Poderia dar alguns exemplos interessantes de projetos que foram ajudados?

Revisamos cerca de dezesseis planos anuais todo ano. Cada plano anual compreende uma grande variedade de GLAM, projetos educacionais e  técnicos e outros trabalhos de divulgação que são realizados pelos braços todos os anos. Um dos meus projetos favoritos que fundamos no passado foi a Wikidata – projeto para criar dados estruturados sobre artigos da Wikipédia e conceitos notáveis gerenciado pela Wikimedia da Alemanha.

Há outros comitês de financiamento na Fundação Wikimedia. Quais são eles? Quando eles foram criados? Quais os seus objetivos principais?

A FDC é um dos vários comitês de financiamento da Fundação Wikimedia. Há também o Simple Annual Plan Grants, que fornece financiamento restrito às afiliadas menores, e o Project Grants, o Conference & Event Grants, o Rapid Grants e o Travel and Participation Support, que fornecem financiamento para atividades específicas. Um panorama de todos os comitês está disponível em https://meta.wikimedia.org/wiki/Grants:Start.

Você também contribuiu com outro comitê de financiamento na Fundação Wikimedia, além do Wikimedia Foundation Funds Disclosure Committee? 

Não. Embora, estivesse envolvido na criação e na operação de processos de micro financiamentos na Wikimedia do Reino Unidos por alguns anos.

Na sua opinião, porque os comitês de financiamento como o Wikimedia Foundation Funds Disclosure Committee são tão importantes tanto para a comunidade da Wikimedia quanto para os próprios usuários?

Garantimos que o dinheiro doado para o movimento Wikimedia seja gasto efetivamente, de modo a impactar o máximo possível o movimento Wikimedia. Fornecemos uma receita para que projetos bons sejam fundados e projetos ruins sejam cancelados. É o comitê voluntário, formado por membros da comunidade para fazer as recomendações, que garante que as decisões sejam democráticas e justas.

Por que você decidiu criar a Editatona? Quando você criou a Editatona? Onde aconteceu, quem participou e qual o tema da primeira Editatona? Quais os resultados?

Em 2010, eu e meu colega administrador da Wikimedia do Reino Unido Tom Dalton estávamos tendo ideias sobre como apoiar os membros da comunidade Wikimedia quando tivemos a ideia da Editatona, uma espécie de maratona de edição de artigos em vez de corrida de metros no projeto Wikimedia. Pensamos que a Editatona poderia durar 24 horas seguidas. Depois de discutir a ideia com possíveis anfitriões, alteramos o formato para focar no contato entre experts com conhecimento (curadores de museus e bibliotecas) e membros da comunidade e mudados a duração para apenas durante o dia (verificou–se que os curadores de museus não eram muito propensos a trabalhar nas primeiras horas da manhã).

Realizamos a primeira Editatona durante dois dias na Biblioteca Britânica no décimo aniversário da Wikipédia, em janeiro de 2011. Embora o começo tenha sido difícil (no primeiro dia tivemos muitos curadores e poucos wikimedistas, enquanto no segundo dia tivemos o contrário), o evento foi um sucesso. Agora há centenas de Editatonas ao redor do mundo.

Por que você decidiu criar a Wikimedia em Residência? Quando você criou a Wikimedia em Residência? Onde aconteceu, quem participou e qual o tema da primeira Wikimedia em Residência? Quais os resultados?

O wikimedista australiano Liam Wyatt estava visitando o Reino Unido em 2009. Ele organizou um evento chamado GLAM–WIKI na Austrália, reunindo experts culturais e wikimedistas para melhorar o conteúdo na Wikipédia. Uma das ideias que surgiram do evento foi a Wikipédia em Residência – um trabalho voltado para a Wikimedia em uma organização GLAM para introduzir os conceitos da Wikipédia para outras organizações GLAM e para buscar parcerias produtivas entre as duas comunidades.

Enquanto Liam estava visitando o Reino Unido, ele estava interessado em conversar com organizações britânicas sobre o conceito, backstage pass e outras atividades que poderiam reunir GLAM e Wikimedia, particularmente o Museu Britânico. Fomos introduzidos a Matthew Cock, que levou Liam a ser o primeiro Wikipedista em Residência no Museu Britânico em 2010.

Liam organizou vários eventos no Museu Britânico que basicamente iniciaram a Wikimedia no Reino Unidos, incluindo backstage pass e posteriormente uma segunda conferência GLAM–WIKI. Atualmente ele também faz parte do FDC.

Na sua opinião, por que iniciativas como Editatona e Wikimedia em Residência são tão importante para a comunidade Wikimedia e os próprios usuários?

Engajamentos como a Editatona e a Wikimedia em Residência são muito importantes na medida em que reúnem duas comunidades que possuem muito em comum – ambas existem para manter e compartilhar informação. Editatonas são eventos diretos para reúnem os dois grupos em um mesmo local por um determinado período de tempo, enquanto Wikimedia em Residência ajuda a promover relações de longo prazo entre os dois grupos.

 


Versão modificada de texto originalmente publicado por Marília Carrera, em Traço de Ciência (CC-BY-SA 4.0).

Wiki
<ref "wmbr1085">João Alexandre Peschanski (10 de janeiro de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-hv O planejamento global das atividades Wikimedia: uma entrevista com Mike Peel] Wikimedia no Brasil. Visitado em 24 de abril de 2017 </ref>
ABNT
O planejamento global das atividades Wikimedia: uma entrevista com Mike Peel. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-hv>. Acesso em: 24 abr. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • O planejamento global das atividades Wikimedia: uma entrevista com Mike Peel é um artigo sobre Editatona, Estratégia, Fundação Wikimedia
  • Mike Peel. Crédito: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0 Por Marília Carrera* Em entrevista, o astrônomo britânico Mike Peel, administrador da Wikipédia em Inglês, idealizador das editatonas e também membro do Wikimedia Foundation Funds Disclosure Committee, discute planejamento e estratégica na comunidade Wikimedia global. Mike Peel nasceu em Chapel-en-le-Frith, uma pequena cidade próxima de Manchester no Reino Unido. Aos 32 anos, […]
  • Editatona, Estratégia, Fundação Wikimedia
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2017/01/Wikimedia_UK_AGM_2016_at_Impact_Hub_Birmingham_July_2016_24.jpg