Autor desconhecido , Xilogravura do livro L'atmosphère: météorologie populaire (1888) de Camille Flammarion CC Zero [+]

O que a fronteira da ciência tem a ver com a Wikipédia

O NeuroMat tem tornado disponíveis, para uso livre, fotografias e vídeos feitos pela sua equipe de difusão, permitindo que sejam utilizados na wikipédia e seus projetos irmãos.

Há pouco mais de dois meses, teve início oficialmente uma força-tarefa com jornalistas e cientistas para aprimorar o conteúdo sobre a teoria matemática do cérebro na Wikipédia em português. Trata-se de uma “iniciativa de wiki- difusão”, desenvolvida no NeuroMat, um dos centros de pesquisa, inovação e difusão da Fapesp, localizado na Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa de wiki-difusão do NeuroMat propõe-se a aproximar o conteúdo disponível na Wikipédia da produção científica atual, especialmente brasileira.

Há um lapso estimado em trinta anos entre as referências em teoria matemática do cérebro disponíveis na enciclopédia eletrônica, um dos sites mais acessados do mundo, e a fronteira da ciência. Nesse diagnóstico, a Wikipédia é ao mesmo tempo uma ferramenta de enorme potencial para atuar contra o analfabetismo científico e um repositório de conhecimento científico relativamente defasado. Esse diagnóstico é mais grave em áreas de exatas e biológicas.

O NeuroMat tem um histórico de atividades colaborativas e de suporte aos projetos Wikimedia, que remonta a 2014, mas recentemente as ações relacionadas ao universo dos wikis tornaram-se uma linha central de atuação, com um planejamento estratégico estabelecido e previamente divulgado no site do próprio centro de pesquisa. Um dos objetivos é o de dialogar com a iniciativa norte-americana do “Ano da Ciência” na Wikipédia, promovida pela Wiki Education Foundation, uma fundação sem fins lucrativos que levou alunos e pesquisadores de centenas de escolas e universidades norte-americanas a melhorar as informações de ciência da enciclopédia eletrônica e a instrução científica por meio da Wikipédia.

A iniciativa norte-americana não inclui atividades fora dos Estados Unidos e do Canadá. Assim, o NeuroMat criou então seu próprio Ano da Ciência, até destacando que o investimento feito na versão da Wikipédia em inglês reverbera pouco nas enciclopédias em outros idiomas, talvez alargando o fosso que existe entre o conhecimento disponível em inglês e em países do Sul global em que se fala outra língua. A iniciativa do NeuroMat envolve produção de conteúdo na Wikipédia em português, inserção de imagens no repositório livre Wikimedia Commons e reflexão acadêmica sobre wiki-difusão científica.

Um blog intitulado Traço de Ciência foi criado para divulgar as realizações e reflexões no contexto dessa iniciativa. Até o momento mais de 14 artigos diretamente relacionados à teoria matemática do cérebro foram produzidos, especialmente na temática dos processos estocásticos em redes neurais. E caso o termo “processo estocástico” seja algo absolutamente desconhecido, é possível aproveitar e ler sobre o tópico em questão na própria Wikipédia em português, pois foi um dos artigos desenvolvidos. Muitos outros artigos foram criados ou receberam aprimoramentos significativos, como os artigos “neurociência computacional” e “junção comunicante”, por exemplo. O artigo “mecânica estatística” passou de uma quantidade de 8.146 para 34.311 bytes de informação, que adicionou ainda uma maior quantidade de fontes utilizadas para dar verificabilidade e credibilidade às informações.

O NeuroMat tem tornado disponíveis, para uso livre, fotografias e vídeos feitos pela sua equipe de difusão, permitindo que sejam utilizados na Wikipédia e seus projetos irmãos. Um dos arquivos de mídia, o filme “Spike Sorting: Ontology Droplet”, mostra o passo a passo de uma técnica para classificar disparos neuronais e foi eleito pela comunidade de contribuidores como uma “Mídia do Dia”, ou seja, foi exibido na página principal do projeto Wikimedia Commons como exemplo de uma contribuição de destaque.

Mais contribuições são adicionadas semanalmente e os exemplos citados são apenas parte do que foi produzido no contexto da “iniciativa de wiki-difusão” do NeuroMat, um centro de pesquisa que reconhece a necessidade de melhorar o conteúdo científico na internet, em especial na Wikipédia, que há anos se mantém como um dos dez websites mais acessados do mundo.

Para acompanhar esse trabalho, siga a página de usuário do editor coletivo da equipe de difusão do NeuroMat.

Wiki
<ref "wmbr514">Célio Costa (13 de julho de 2016). [http://wp.me/p5zA2r-8i O que a fronteira da ciência tem a ver com a Wikipédia] Wikimedia no Brasil. Visitado em 18 de outubro de 2017 </ref>
ABNT
O que a fronteira da ciência tem a ver com a Wikipédia. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-8i>. Acesso em: 18 out. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • O que a fronteira da ciência tem a ver com a Wikipédia é um artigo sobre conteúdo, educação, Wikipédia
  • O NeuroMat tem tornado disponíveis, para uso livre, fotografias e vídeos feitos pela sua equipe de difusão, permitindo que sejam utilizados na wikipédia e seus projetos irmãos.
  • conteúdo, educação, Wikipédia
  • Comunidade
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/07/Flammarion_woodblock.jpg