, [+]

O que os estudantes aprendem ao contribuir com a Wikipédia

Desde 2010, mais de 36 mil estudantes nos Estados Unidos e no Canadá editaram a Wikipédia como atividade em sala de aula. É fácil quantificar seu impacto na Wikipédia: eles adicionaram mais de 30 milhões de palavras (o que equivale a dois terços da última edição impressa da Encyclopædia Britannica) em uma série de assuntos acadêmicos que estavam mal desenvolvidos ou completamente ausentes. Mas o que contribuir para a Wikipédia significa para os alunos? Esta pergunta foi mais difícil de responder. Até agora.

Para entender melhor os tipos de habilidades que os alunos obtêm ao contribuir para a Wikipédia como atividade em sala de aula, a Wiki Education Foundationpatrocinou o Dr. Zach McDowell, da Universidade de Massachusetts-Amherst, para realizar um estudo sobre os participantes do nosso programa entre setembro e dezembro de 2016. Após uma análise cuidadosa dos dados quantitativos e qualitativos, o estudo descobriu que as atividades baseadas na Wikipédia aprimoram as habilidades de leitura digital e pesquisa crítica dos alunos, melhoram sua capacidade de escrever para um público amplo, promovem a colaboração e os motivam mais que as atividades tradicionais. Os alunos também ganham uma valiosa compreensão e apreciação por uma fonte de informação que usam todos os dias: a Wikipédia.

Leitura digital e pesquisa crítica

Numa época em que as notícias falsas estão cada vez mais predominantes, é fundamental que os alunos aprendam a diferenciar as fontes de informação confiáveis das não confiáveis. O estudo descobriu que 96% dos instrutores achavam que a atividade com Wikipédia era mais ou muito mais valiosa para ensinar leituradigital aos alunos do que as atividades tradicionais e 85% achavam que a atividadecom Wikipédia era mais ou muito mais valiosa para ensinar os alunos sobre a confiabilidade das fontes on-line. Como disse um aluno participante de um grupo focal sobre aprender a escrever para a Wikipédia e ter que entender as diretrizes deedição, “ela aumenta a consciência sobre o que é uma boa informação, o que é uma informação ruim (…) você tem muito mais de uma mentalidade questionadora e vocêfica muito mais consciente sobre a validade da informação que lê.”

Escrevendo para um público amplo

De acordo com o estudo, 79% dos instrutores achavam que a atividade comWikipédia era mais ou muito mais valiosa para ensinar os alunos a escreverem claramente para o público em geral. Embora a maioria dos nossos alunos nunca mais tenha que escrever para um público amplo em suas futuras carreiras, eles terão que compartilhar informações com seus colegas, gerentes, partes interessadas e outrosparceiros profissionais de forma clara e concisa. Quando os alunos contribuem para a Wikipédia, eles reconhecem que seu trabalho pode ser lido por um público amplo e diverso. Eles são obrigados a garantir que suas contribuições sejam compreensíveis para uma grande variedade de leitores. Nas palavras de outro aluno em um grupo focal, “eu acho que vai ajudar em praticamente qualquer campo em que você vá, porque em qualquer lugar que você vá, você terá que escrever coisas. Você terá que fazer pesquisas e apresentar as coisas de forma que as pessoas possam entendermesmo que elas não façam parte do seu campo. (…) Eu acho que ter esta habilidade de obter um monte de informações e, em seguida, juntá-las de uma maneira compreensível para uma grande quantidade de pessoas é importante.”

Colaboração

O estudo descobriu que, quando os estudantes contribuem para a Wikipédia, eles aprendem a ser responsáveis por suas próprias palavras, mas entendem que os resultados são alcançados de forma mais eficaz por meio de um espírito cooperativo. Eles se tornam adeptos de receber e oferecer críticas e aprendem que renunciar a algum nível de propriedade sobre seu trabalho é um caminho para a melhoria. Existem poucas profissões em que os indivíduos trabalham no vácuo e contribuirpara a Wikipédia dá aos alunos a coragem de aceitar opiniões e oferecer seus próprios pontos de vista. Disse outro participante do estudo: “Sempre pensei na pesquisa como uma coisa muito solitária, como alguém em um porão de biblioteca olhando livros e outras coisas. Então, saber que a Wikipédia tem toda essa comunidade de pessoas que estão pesquisando e adicionando coisas simplesmentemuda como eu penso isto, eu acho. Eu nunca pensei nisto como um esforço colaborativo e agora eu sei que pode ser, é meio interessante ver isto desta maneira.”

Motivação

Os alunos passam inúmeras horas escrevendo dezenas de textos ao longo de suasjornadas no ensino superior – textos que geralmente são lidos apenas pelos instrutores e que nunca mais veem a luz do dia uma vez que a disciplina acabou. Quando os alunos contribuem para a Wikipédia, sua motivação é dupla, descobriu o estudo. Porque sabem que suas contribuições estarão disponíveis para o público em geral, eles se sentem obrigados a garantir a precisão e a confiabilidade de seus trabalhos. Ao mesmo tempo, eles têm um sentimento de orgulho de que algo que produziram pode ajudar os outros e viver muito além da sala de aula. “Quando você pensa em outra pessoa lendo seu trabalho, você não quer que haja erros nele, você quer que ele seja relevante. Eu acho que apenas me encorajou a checar tudo, obter informações de outras pessoas e reescrever, reescrever, reescrever,” disse um participante do grupo focal. Responsabilidade e orgulho incentivam os alunos a produzirem trabalhos meticulosos, bem pesquisados e completos. Não só podem compartilhar seu trabalho com amigos, familiares e colegas, mas podem realmente dizer que publicaram algo – uma façanha que a maioria dos alunos raramente consegue experimentar.

Apreciação das políticas da Wikipédia

O estudo descobriu que as percepções dos alunos sobre a Wikipédia melhoraram depois de contribuir como parte de uma atividade baseada na Wikipédia. “Euconsidero a Wikipédia mais credível como fonte do que antes. Definitivamente, me provou que você tem que agir de boa-fé. O monitoramento da informação é muito mais prevalente do que eu pensava,” disse um participante do grupo focal. AWikipédia é um site que a maioria dos estudantes usa regularmente, quer tenham sido desencorajados ou não. Quando os alunos contribuem para a Wikipédia, eles aprendem a usar o site de forma mais eficaz. Eles podem identificar bons artigos da Wikipédia, bem como aqueles que podem precisar de melhorias. Eles entendem como usar o site como ponto de partida para a pesquisa e como usar cautelosamente as informações que coletam da Wikipédia.

Os alunos podem desempenhar um papel crítico na melhoria do conteúdo acadêmico na Wikipédia. Ao contrário da população em geral, eles têm acesso a inúmeros recursos das bibliotecas que muitas vezes estão por trás de paywalls restritivos. Este estudo confirma que contribuir com a Wikipédia como parte de uma atividade em sala de aula pode desempenhar um papel significativo ao ajudar os alunos a desenvolver habilidades acadêmicas e profissionais críticas e mostra que os alunosficam mais motivados e obtêm mais satisfação ao contribuir para a Wikipédia em comparação com as atividades de escrita tradicionais.

Para mais detalhes, leia o relatório completo sobre resultados de aprendizado de estudantes usando atividades com base na Wikipédia. Agradecemos novamente ao Dr. McDowell por sua diligência e compromisso com este projeto. Os dados para o estudo também são lançados sob uma licença aberta e encorajamos outros estudiosos interessados nos resultados de aprendizado das atividades baseadas na Wikipédia a realizarem pesquisas adicionais usando este conjunto robusto de dados. Esperamos que esta pesquisa seja apenas o início de muitos estudos futuros.


Elaine Blumenthal é colaborada da Wiki Education Foundation.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 19 de junho de 2017. Publicado em português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1292">João Alexandre Peschanski (5 de novembro de 2017). [https://wp.me/p5zA2r-kQ O que os estudantes aprendem ao contribuir com a Wikipédia] Wikimedia no Brasil. Visitado em 13 de dezembro de 2017 </ref>
ABNT
O que os estudantes aprendem ao contribuir com a Wikipédia. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-kQ>. Acesso em: 13 dez. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • O que os estudantes aprendem ao contribuir com a Wikipédia é um artigo sobre aprendizado, educação, Fundação Wiki Educação
  • Desde 2010, mais de 36 mil estudantes nos Estados Unidos e no Canadá editaram a Wikipédia como atividade em sala de aula. É fácil quantificar seu impacto na Wikipédia: eles adicionaram mais de 30 milhões de palavras (o que equivale a dois terços da última edição impressa da Encyclopædia Britannica) em uma série de assuntos acadêmicos que estavam mal desenvolvidos ou completamente ausentes. Mas […]
  • aprendizado, educação, Fundação Wiki Educação
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/08/Captura-de-Tela-2016-08-19-às-00.04.21.png