Myleen Hollero , Tighe Flanagan, do Programa de Educação da Fundação Wikimedia CC BY-SA 3.0 [+]

Outreach Dashboard, uma nova ferramenta de gerenciamento para iniciativas Wikimedia em sala de aula

Por Marília Carrera

O Programa de Educação da Wikimedia está desenvolvendo o Outreach Dashboard, ferramenta de gerenciamento de diferentes tipos de projetos por meio da Wikimedia. É o caso de projetos pedagógicos envolvendo o uso da Wikipédia em sala de aula. Em entrevista , o diretor do Programa de Educação da Fundação Wikimedia, Tighe Flanagan, relata as funções, as expectativas e os objetivos da plataforma que deve ser disponibilizada para o Brasil em breve.

O Programa de Educação visa incentivar o uso da Wikimedia como a Wikipédia por estudantes e professores ao redor do mundo. De acordo com a própria página do Programa de Educação, em quatro anos mais de 10 mil estudantes (a maioria delas mulheres) adicionaram 12 milhões de palavras em mais de 10 mil artigos da Wikipédia em diversas línguas. O resultado equivale a 45 mil páginas impressas de conteúdo.

O Outreach Dashboard é destinado a ser uma alternativa mais fácil para planejar atividades educacionais com projetos da Wikimedia, especialmente a Wikipédia. Você poderia descrever as principais características do Outreach Dashboard?

O Outreach Dashboard (painel de programas e eventos) é uma ferramenta de gestão programada para atividades que possuem um componente wiki. Cada usuário cria um programa em que outros usuários podem se registrar como participantes. Os usuários registram os artigos com os quais eles pretendem trabalhar. Os artigos também podem ser atribuídos aos usuários por um administrador. A ferramenta monitora todas as contribuições que o grupo de usuários fizerem em artigos relevantes, tornando mais fácil para que todos tenham acesso às atualizações regulares em progresso. Cada instância do programa também pode servir como um lugar para os participantes obterem informações. Um professor pode explicar os objetivos do curso, o programa do curso e a rúbrica em avaliação. Um organizador de uma editatona pode listar as melhorias necessárias. Materiais de treinamento podem ser linkados e adaptados para cada página do programa.

Você poderia especificar os objetivos do Outreach Dashboard? Estes resultados esperados devem levar mais educadores a confiar mais nas tarefas baseadas nos projetos da Wikimedia?

A ferramenta visa reduzir a carga de execução de um programa como uma tarefa em sala de aula na Wikipédia, uma editatona ou uma competição de escrita, gerenciando alguns dos aspectos de gestão dos exemplos mencionados acima. A ferramenta rastreia os seus usuários e as suas contribuições, funciona como um local de compartilhamento de informações, orientações e expectativas, garante transparência para que os membros da comunidade possam ver quem está envolvido em um programa específico e também torna o relato de certas métricas e resultados dos programas muito mais fácil.

O Outreach Dashboard atualmente está na versão beta. Você poderia especificar quando ele estará pronto, pelo menos na versão em Português do Brasil?

A comunidade é bem-vinda para traduzir a mensagem de abertura para o Português por meio do Translate Wiki (https://translatewiki.net/w/i.php?title=Special:MessageGroupStats&group=wikiedudashboard#sortable:0=desc). Em Português, o trabalho está quase feito. Novas traduções serão disponibilizadas quando novas atualizações de códigos forem implantados, o que ocorre tipicamente a cada duas semanas. Os usuários são bem-vindos para começar a usar a ferramenta no formato beta e contribuir para a documentação para ajudar os novos usuários (https://meta.wikimedia.org/wiki/Programs_%26_Events_Dashboard).

Quais as principais diferenças entre o Outreach Dashboard e a Wikipedia Education Extension? Em outras palavras, quais as vantagens do Outreach Dashboard em comparação com a Wikipedia Education Extension?

A Wikipedia Education Extension não é mais implantada e não tem mais suporte ativo. O painel irá oferecer a mesma funcionalidade, beneficiando outros programas também. Os membros da comunidade que coordenam editatonas, workshops e competições de escrita podem usar a ferramenta para organizar e rastrear seus colegas usuários.

 

Por que o Programa de Educação da Wikipédia decidiu criar o Outreach Dashboard? Foi uma decisão interna? O Programa de Educação da Wikipédia levou em consideração reclamações dos usuários? Se sim, quais eram as reclamações?

A ferramenta original foi desenvolvida pela Wiki Education Foundation para os programas universitários dos Estados Unidos e do Canadá apoiados por ela. Quando aprendemos mais sobre a ferramenta, queríamos disponibiliza-la para todos os programas e wiki. Então, mais pessoas poderiam se beneficiar na comunidade global.

O Outreach Dashboard será um substituto ou um complemento para a Wikipedia Education Extension?

Sim, a Wikipedia Education Extension irá substituir aWikipedia Education Extension completamente. A ferramenta não tem mais apoio (por exemplo, novos bugs não estão resolvidos e novas implementações não são permitidas) e não precisa mais ser usada.

Considerando que a comunidade da Wikipédia é muito heterogênea, como o Outreach Dashboard será apresentado aos usuários? Será uma ferramenta OPT-IN ou OPT-OUT?

Essa é uma ferramenta aberta para os líderes dos programa usarem. Ela deve fazer rodar um programa e coletar dados de maneira fácil. Ela é inteiramente opt-in, uma vez que não podemos exigir que ninguém use uma ferramenta específica para rodar seus programas. Acho que a comunidade da Wikipédia é muito diversa em suas abordagens e em seus contextos. Então, tenho certeza que há muito o que aprender com os feedbacks à medida que a ferramenta reunir mais usuários.

O lançamento global do Outreach Dashboard depende de muito trabalho de tradução. Como isso está indo até o momento?

A interface pode ser exibida em qualquer língua que tenha sido traduzida por meio do Translate Wiki. Está disponível no padrão em Inglês. Qualquer nova tradução é atualizada com a implementação de novos códigos. É possível conferir o status de todas as línguas traduzidas aqui https://translatewiki.net/w/i.php?title=Special:MessageGroupStats&group=wikiedudashboard.

Além do Outreach Dashboard, quais são as outras prioridades principais do Wikipedia Education Program atualmente?

A equipe de educação da Fundação Wikimedia está focada em tornar o Outreach Dashboard acessível por meio da coleta e da documentação de dados de usuários. Além da ferramenta, também consultamos outras pessoas para planejar novos programas de educação ou ajuda-los a crescer e a expandir suas atividades.

Sabemos que o Programa de Educação da Wikipédia teve algumas mudanças internas no último ano. Você poderia nos dar o contexto dos objetivos e dos desafios que este programa enfrenta?

A equipe teve mudanças de pessoas ao longo dos últimos oito meses. Teremos uma equipe composta de três pessoas em outubro. A missão e os objetivos se mantém inalterados – apoiar iniciativas de educação ao redor do mundo que envolvem estudantes e educadores para melhorar os projetos da Wikipédia.

Você poderia fornecer uma avaliação de como iniciativas de educação no Brasil e na América Latina comparam-se com outros programas no mundo? Você acha que o Outreach Dashboard se tornará mais útil para comunidades que já tem bons programas de educação ou para aquelas comunidades que pretendem fortalecer seus programas?

O painel apoiará pessoas que fazem trabalho programático ao redor do mundo, em todas as línguas e regiões. Podemos ter um cenário mais claro com estatísticas atualizadas quanto mais as pessoas usarem a ferramenta. Tipicamente não comparamos programas porque cada um tem uma história e um contexto diferente – e o sucesso pode parecer diferente para cada um.

Há mais alguma coisa que você gostaria de comentar sobre o Outreach Dashboard que poderia ser do interesse da comunidade brasileira?

Por favor, me mantenham informado se a ferramenta é útil ou se há algum ponto que precisa ser melhorado. Estamos ansiosos pelo seu feedback!


Publicado originalmente no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1023">João Alexandre Peschanski (14 de outubro de 2016). [http://wp.me/p5zA2r-gv Outreach Dashboard, uma nova ferramenta de gerenciamento para iniciativas Wikimedia em sala de aula] Wikimedia no Brasil. Visitado em 18 de outubro de 2017 </ref>
ABNT
Outreach Dashboard, uma nova ferramenta de gerenciamento para iniciativas Wikimedia em sala de aula. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-gv>. Acesso em: 18 out. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Outreach Dashboard, uma nova ferramenta de gerenciamento para iniciativas Wikimedia em sala de aula é um artigo sobre Fundação Wikimedia, Programa de educação
  • Por Marília Carrera O Programa de Educação da Wikimedia está desenvolvendo o Outreach Dashboard, ferramenta de gerenciamento de diferentes tipos de projetos por meio da Wikimedia. É o caso de projetos pedagógicos envolvendo o uso da Wikipédia em sala de aula. Em entrevista , o diretor do Programa de Educação da Fundação Wikimedia, Tighe Flanagan, relata as funções, […]
  • Fundação Wikimedia, Programa de educação
  • Entrevistas
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/10/Flanagan_Tighe_June_2016_alt.jpg