Diego Delso , Pôr do sol visto pela parte de trás da cachoeira Seljalandsfoss, região de Suðurland, Islândia CC BY-SA 4.0 [+]

Por que periodicamente escrevo sobre elementos na Wikipédia

Na oitava série, tive aulas de química pela primeira vez. A maioria dos meus colegas de turma achou incrivelmente difícil, enquanto eu achei fácil. Meu problema foi o próximo passo, na faculdade, com os livros de exercícios que eu não conseguia resolver na hora.

Gradualmente, me virei para a Wikipédia para obter o conhecimento que queria. Eventualmente, eu percebi que poderia escrever artigos da Wikipédia para devolveralgo ao site do qual tirei tanto. Eu ainda estaria aprendendo, mas também estaria ajudando alguém em uma posição semelhante àquela em que eu estava.

Eu escolhi assumir um escopo restrito para as minhas contribuições: os elementosda tabela periódica. Estes formam um conjunto de artigos que podem ser razoavelmente adotados – não que devessem ser concluídos por apenas uma pessoa, é claro, mas um progresso tangível poderia ser feito por um editor só.

Os elementos são tijolos que, quando combinados, constituem toda a diversidade da química. Isto tornou a escolha clara.

Imagem: Nitrogen discharge tube.jpg, por Alchemist-hp, Free Art License 1.3, via Wikimedia Commons.

Eu sou da Rússia, então, tentei ocupar a Wikipédia russa, mas achei difícil colaborar com os editores lá. Então, em vez disso, decidi mudar para a Wikipédia em inglês, já que queria melhorar meu inglês de qualquer forma. Além disso, o site em inglês tinha um wikiprojeto inteiro dedicado apenas aos elementos.

Eu escolhi o flúor como meu primeiro artigo-projeto porque pensei que seria o mais fácil. Este elemento assume apenas um estado de oxidação em seus compostos, não foi uma grande influência na história ou na indústria (como, digamos, o ferro ou ooxigênio), e estava em condições muito ruins.

Eu terminei o artigo em janeiro de 2011 e o indiquei para o status de “artigo dedestaque” em abril – um marcador de qualidade reservado para os melhores trabalhos na Wikipédia. Conforme o tempo passou, eu descobri que estava errado sobre o quão fácil seria e a indicação falhou. Ainda assim, nem tudo deu errado: o artigo ganhou algum apoio e ganhei muito conhecimento sobre como escrever artigos na Wikipédia. Muito disso veio do editor TCO.

TCO foi um ótimo editor com quem entrar em contato. Não posso lhe agradecer o suficiente por ter dedicado tanto do seu tempo. Ele certamente atrasou minhas tentativas de colocar o artigo em destaque, mas ele também me ofereceu muito – e isso acabou sendo algo muito melhor. Parte do que ele tinha para mim era uma nova compreensão da importância das coisas e como eu precisava trabalhar além donecessário para atingir aquele status “de destaque”. Isto permitiria ter a estrela e apreciar o excelente artigo que eu produzi. Isto não quer dizer que eu não queria escrever grandes artigos, mas houve momentos em que pensei: “ah, isto passará pelarevisão de artigos destacados de qualquer maneira, eles não notarão.”

Hoje em dia, eu me tornei minha própria medida de qualidade. Era isto o que mais importava, não as estrelas. Isto não aconteceu muito rápido. Eu nomeei o flúor para o artigo de destaque novamente, embora um pouco prematuramente, em setembro. Mais e mais trabalho estava sendo feito e eu estava cada vez mais desiludido com isso, então, decidi diversificar meu trabalho.

Imagem: Gallium kristallisiert.JPG, por Tmv23 & Dblay, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

Eu produzi uma série de artigos bons, dois dos quais estavam tão completos no momento em que os submeti que decidi continuar tentando e os indiquei para artigos de destaque também. Eu tinha mergulhado nos interessantes tópicos de elementos pesados e superpesados, produzindo um artigo bom, detalhado e de estilo soviético (já que eu o baseei em um livro soviético) sobre o ástato, além de um artigo bom, bonito e pequeno sobre ununséptio (agora tenesso), que só não tinha umacoisa: a qualidade da prosa. Se não fosse por isso, eu teria conseguido na primeira tentativa. Mas faltava qualidade e eu não conseguia.

Logo que entrei na universidade em 2013, perdi de uma hora para outra a maior parte do meu tempo livre. Isso tornou a reescrita dos artigos na Wikipédia ainda mais difícil. Eventualmente, com muito trabalho feito, os três verbetes acabaram se tornando artigos de destaque nos finais de 2014 e 2015. Mas isso aconteceu somente depois que a influência de TCO havia me atingido mais uma vez.

Em 2011, TCO escreveu um relatório intitulado “Melhorando os Artigos Importantes da Wikipédia”, que defendia a concentração de editores da Wikipédia em temasvitais, aqueles lidos pela maioria das pessoas. Embora tenha sido contestado por outros editores na época, eu o descobri em 2014 e acredito que é uma obra-prima absolutamente excelente. Ao escrever sobre o ununséptio entre 2011 e 12, tentei escrevê-lo de uma forma fascinante, mas acessível. Este desafio ajudou a me ligar na edição da Wikipédia. Você precisa mergulhar no tópico, mas também precisa ter certeza de que está entregando as informações que aprendeu de forma que outros possam entender. A leitura do relatório da TCO ajudou a galvanizar o quão importante isto é.

Infelizmente, TCO deixou a Wikipedia alguns meses antes do flúor ter a sua estrela de artigo em destaque. O artigo teria conseguido a estrela muito mais cedo se não fosse por ele, mas também não seria tão bom. Além disso, isto me ensinou sobre a redação de artigos em geral e alterou minha percepção dos tópicos sobre os quais escrevo.

Imagem: Bi-crystal.jpg, por Alchemist-hp e Richard Bartz, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

Eu passei inativo a maior parte do tempo entre 2015 e 2016, embora capaz de ajudar com alguns outros projetos como o tório, ao lado do usuário Double sharp. Em 2016, eu decidi voltar a um artigo importante. Os leitores da Wikipédia têm sido a prioridade há muito tempo para mim e, depois de tudo o que passei, não importa apenas como entrego as informações sobre o tema que escolhi, mas também como escolho o tema.

Então, eu comecei a trabalhar no artigo sobre o chumbo, uma boa escolha de fato. Nunca pensaria que um elemento poderia ser tão interessante na vida humana e tão importante na história. Eu absolutamente gostei disso e queria continuar. Depois de terminar, trabalharei com alumínioferro e – se um dia chegar lá – ouro.

Posso até mesmo avançar além disso, escolhendo um artigo ainda mais importante, não necessariamente sobre química. Atualmente, estou considerando reescrever o artigo sobre a Europa, mas isto ainda está tão longe que não posso dizer se um dia acontecerá.

Mas eu definitivamente quero isso.


Mikhail Boldyrev é um editor da Wikipédia

Imagem: Wismut Kristall und 1cm3 Wuerfel.jpg, por Alchemist-hp, Free Art License 1.3, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no blog da Fundação Wikimedia em 21 de março de 2017. Publicado em português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1286">João Alexandre Peschanski (24 de outubro de 2017). [https://wp.me/p5zA2r-kK Por que periodicamente escrevo sobre elementos na Wikipédia] Wikimedia no Brasil. Visitado em 14 de dezembro de 2017 </ref>
ABNT
Por que periodicamente escrevo sobre elementos na Wikipédia. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-kK>. Acesso em: 14 dez. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Por que periodicamente escrevo sobre elementos na Wikipédia é um artigo sobre Blog Wikimedia, Ciência, Química
  • Na oitava série, tive aulas de química pela primeira vez. A maioria dos meus colegas de turma achou incrivelmente difícil, enquanto eu achei fácil. Meu problema foi o próximo passo, na faculdade, com os livros de exercícios que eu não conseguia resolver na hora. Gradualmente, me virei para a Wikipédia para obter o conhecimento que queria. Eventualmente, eu percebi que poderia escrever artigos da […]
  • Blog Wikimedia, Ciência, Química
  • Comunidade
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/08/Seljalandsfoss_Suðurland_Islandia_2014-08-16_DD_201-203_HDR.jpg