Jami (Wiki Ed) , A diretora de programas da Fundação de Wiki Educação, LiAnna Davis, em 2016 CC BY-SA 4.0 [+]

Por que Programas Wikipédia na Educação combatem as notícias falsas

Por LiAnna Davis*

A rápida expansão de portais de notícias falsas tem ganhado as manchetes de notícias reais. A enorme prevalência de histórias reais tem forçado gigantes da tecnologia como Google e Facebook a pensar sobre como eles lidam com portais de notícias falsas. Se você acha que esses sites são insidiosas tentativas de influenciar eleições ou simplesmente caça–cliques para gerar receita com publicidade, todos podemos concordar que eles são prejudiciais para a sociedade quando as pessoas carecem de habilidades de literacia midiática para distinguir o real do falso.

É por isso que o trabalho que a Wiki Education Foundation faz para ajudar estudantes a desenvolver habilidades de literacia midiática é mais importante do que nunca. Estamos ativamente ensinando milhares de estuantes universitários como ser cidadão com literacia midiática em cada período. E precisamos da sua ajuda para ajudar a alcançar ainda mais estudantes.

Aqui está porque o que fazemos funciona — em nosso programa principal, apoiamos faculdades que incentivam os seus estudantes a escrever artigos na Wikipédia sobre tópicos relacionados aos seus cursos. No processo de pesquisa do tópico e de escrita sobre ele, os estudantes em nosso programa precisam seguir as regras da Wikipédia para as fontes que eles citam,

A Wikipédia tem lidado com notícias falsas há anos — e a comunidade de escritores e de editores da Wikipédia tem um sistema que funciona. Para ser uma fonte válida para um artigo da Wikipédia, a reportagem em questão precisa passar pela diretriz Fontes Confiáveis na Wikipédia. Essa diretriz pede à pessoa que está escrevendo o artigo da Wikipédia (wikipedista) para considerar — Existe supervisão editorial para o conteúdo neste portal de notícias? A publicação tem reputação por checar os fatos? A publicação é independente do assunto? Somente porque alguma coisa é publicada online, não significa que ela uma fonte confiável para artigos da Wikipédia. Em vez disso, wikipedistas precisam buscar por coisas como a presença de um conselho editorial, se a fonte faz correções, se a fonte apresenta informação neutra. A comunidade de editores voluntários avalia incansavelmente o conteúdo adicionado à Wikipédia e remove os fatos que não possuem fonte confiável.

Quando pedimos que os estudantes se tornem wikipedistas por um período como parte do nosso programa, ensinamos sobre avaliação de fontes. Explicamos a diretriz de fontes confiáveis da Wikipédia e fornecemos informações sobre como determinar quais fontes são consideradas confiáveis para as suas áreas. Contamos que se eles simplesmente pesquisarem seu tópico no Google e utilizarem os primeiros resultados como suas fontes sem fazer julgamento sobre a validade da publicação, seu trabalho provavelmente será deletado. Então, eles precisam seguir as regras para se saírem bem nessa tarefa.

Na edição de um artigo da Wikipédia por meio do programa da Wiki Education Foundation, os estudantes aprendem a ter literacia midiática e a navegar por um ambiente midiático cada vez mais complexo e muitas vezes contencioso. Estimular essas habilidades de literacia midiática em nossos estudantes significa que eles será capazes de questionar a validade de alguma coisa que eles lerem online. Eles terão as habilidades para avaliar se o artigo que estão lendo e compartilhando nas redes sociais é confiável — ou se pode não ser. Essas habilidades de literacia midiática são cruciais para todos os estudantes aprenderem, agora e mais do que nunca com a prevalência dos portais de notícias falsas.

Nós, da Wiki Education Foundation, queremos ensinar essas habilidades para mais estudantes. Nós precisamos da sua ajuda:

  • Se você é um instrutor universitário, considere ensinar com a Wikipédia. Estamos buscando ativamente novos cursos para participar do nosso programa no trimestre de inverno e no semestre de primavera.
  • Se você é capaz de apoiar nosso trabalho financeiramente, considere doar online.
  • Seu apoio ajuda diretamente nossa organização a fornecer assistência gratuita aos instrutores que querem fornecer aos estudantes valiosas habilidades de literacia midiática.
  • Se você quiser nos ajudar a espalhar a palavra, considere compartilhar esse post na sua rede social. Use a rede para compartilhar porque nosso trabalhar para fornecer aos estudantes habilidades de literacia midiática é tão importante.

*LiAnna Davis é Diretora de Programas da Wiki Education Foundation.


O texto Why Wiki Ed’s Work Combats Fake News — And How You Can Help foi publicado em 21 de novembro de 2016 no blog da Wiki Education Foundation. Tradução para o português no blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1097">João Alexandre Peschanski (23 de janeiro de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-hH Por que Programas Wikipédia na Educação combatem as notícias falsas] Wikimedia no Brasil. Visitado em 30 de abril de 2017 </ref>
ABNT
Por que Programas Wikipédia na Educação combatem as notícias falsas. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-hH>. Acesso em: 30 abr. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Por que Programas Wikipédia na Educação combatem as notícias falsas é um artigo sobre pós-verdade, Programa de educação, Wiki Education Foundation
  • Por LiAnna Davis* A rápida expansão de portais de notícias falsas tem ganhado as manchetes de notícias reais. A enorme prevalência de histórias reais tem forçado gigantes da tecnologia como Google e Facebook a pensar sobre como eles lidam com portais de notícias falsas. Se você acha que esses sites são insidiosas tentativas de influenciar […]
  • pós-verdade, Programa de educação, Wiki Education Foundation
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2017/01/lianna.jpg