Primeiro vídeo anual da Wikipedia reflete contribuições de pessoas ao redor do mundo

*Post original de Katherine Maher, publicado no Wikimedia Blog em 17 de dezembro de 2014

Hoje a Fundação Wikimedia lançou o seu primeiro vídeo de revisão anual narrando a celebração, a dor, o medo, a resiliência e a descoberta que vieram a caracterizar 2014. Mais do que tudo, este vídeo celebra aqueles que vêm até a Wikipedia para aprender e compreender a complexidade do nosso mundo e àqueles que editam e contribuem com informações para que outros possam fazer o mesmo.

Ao assistir o vídeo, você embarca em uma viagem através do mundo e da Wikipédia, revisitando o que você leu e editou este ano. Desde a Copa do Mundo às Eleições gerais indianas, do Desafio do balde de gelo à Ebola na África Ocidental, seguimos descobrindo através da vasta constelação de conhecimento da Wikipédia, encontrando oportunidades para contribuir ao longo do caminho. Nos arriscamo de Sochi para o espaço externo em menos de três minutos.

A Wikipédia está entre os sites mais populares do mundo, mas a Fundação Wikimedia (WMF) é uma pequena organização sem fins lucrativos. O vídeo foi realizado com um orçamento apertado e em menos de dois meses, com a colaboração e as contribuições de Wikimedistas e apoiadores generosos da Wikipédia. O contador de histórias e produtor de vídeo da Fundação Wikimedia, Victor Grigas disse: “Nós tivemos que usar a criatividade para fazer isso acontecer, não poderíamos simplesmente jogar dinheiro nisso. Este vídeo foi feito com ferramentas de uso diário:. Um computador, uma conexão com a internet, muita paciência e reflexão, pesquisa e colaboração  e conteúdo livre que as pessoas comuns carregam para a Wikipédia”.

Cada parte de imagem e vídeo usados foram  carregadas por você. O compromisso da Wikimedia com o acesso aberto e à informação livre significava que só sepodia usar fotos e vídeos licenciados livremente para se produzir este vídeo. Enquanto a Fundação pode ter editado o vídeo, as contribuições vieram de usuários ao redor do mundo.

Você vai ver muitas imagens surpreendentes livremente licenciadas no vídeo – belas fotografias de monumentos, gravações de grandes eventos mundiais de jornalistas a cidadãos. Ao mesmo tempo, você também vai ver algumas imagens granuladas e datadas – tais como aquelas usadas para ilustrar a luta da África Ocidental com o surto mortal de Ebola. As imagens usadas para ilustrar esse segmento é de 1976, a partir de um surto no Zaire. Embora há outras imagens livres mais recentes, a maioria mostra coisas tais como o uso adequado de equipamentos de proteção pessoal ou de instalações de laboratório, ao invés de impacto imediato sobre as vidas humanas.

Com centenas de milhões de pessoas que dependem da Wikipedia para aprender e entender mais sobre o mundo ao seu redor, a instância da Ebola destaca a necessidade imensa das imagens livremente licenciadas sobre eventos mundiais importantes. Encorajamos as pessoas em todos os lugares para licenciar livrementee compartilhar imagens e fotografias das pessoas notáveis, lugares ou eventos históricos – e ao fazê-lo, ajudar tornar a soma de todo o conhecimento disponível para todos. Você pode enviar suas fotos para o Wikimedia Commons (o repositório central de mídias da Wikipédia) sob uma licença livre.

Embora o tratamento do Ebola neste vídeo ressalta a necessidade contínua de pessoas para contribuir com imagens livremente licenciadas, também é uma verdadeira história inspiradora sobre a colaboração. À medida que o surto de Ebola assolou, devastando a vida de pessoas em vários países, os Wikimedistas procuraram maneiras de contribuir. juntamente com o Translators Without Borders e profissionais de saúde do WikiProject Med Foundation, voluntários traduziram o artigo sobre Ebola em mais de cinquenta línguas, incluindo inúmeras línguas africanas. Em outubro, o The New York Times informou que a Wikipédia surgiu como uma fonte confiável de informação da internet sobre Ebola.

A Wikipédia reflete o mundo em torno de nós. A cada novo evento, ela muda e cresce, acomodando nossos triunfos e perdas humanas. É o maior projeto de conhecimento colaborativo na história da humanidade e é possível graças até mesmo a mais ínfima das contribuições de pessoas em todo o mundo. Junte-se a nós na redescoberta de 2014 e considere contribuir para o conhecimento ilimitado da Wikipédia.

Juntos, vamos editar nossa história em comum.

Katherine Maher
Chefe de Comunicações
Fundação Wikimedia

Wiki
<ref "wmbr128">Diana K. Cury (28 de janeiro de 2014). [http://wp.me/p5zA2r-24 Primeiro vídeo anual da Wikipedia reflete contribuições de pessoas ao redor do mundo] Wikimedia no Brasil. Visitado em 22 de agosto de 2017 </ref>
ABNT
Primeiro vídeo anual da Wikipedia reflete contribuições de pessoas ao redor do mundo. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-24>. Acesso em: 22 ago. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Primeiro vídeo anual da Wikipedia reflete contribuições de pessoas ao redor do mundo é um artigo sobre vídeos, Wikipédia
  • *Post original de Katherine Maher, publicado no Wikimedia Blog em 17 de dezembro de 2014
  • vídeos, Wikipédia
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/07/Protester_wearing_Ukraine_state_flag.jpg