Horadrim , Treinamento em uso dos projetos Wikimedia em difusão científica, na Universidade de São Paulo, em dezembro de 2016 CC BY-SA 4.0 [+]

Quando estudantes editam a Wikipédia, conteúdos acadêmicos melhoram

petra_seeger_editing_wikipedia
Créditos: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0

Por Kevin Schiroo

Wikipédia é a minha fonte de notícias favorita. Quando estoura a notícia, confio na Wikipédia para ter um artigo contextualizando o evento. Wikipédia é também a minha maneira preferida de consultar os episódios que perdi de Game of Thrones. Wikipédia tem seu papel na repercussão dos eventos atuais!

Às vezes preciso consultá—la para algo mais acadêmico. Precisarei saber como a toranja interage com medicamentos ou porque a mistura de água sanitária e amônia não cria um super limpador. A Wikipédia pode me informar quem morreu em Game of Thrones. Mas também me dá uma visão do mundo à minha volta. O problema é que muitas vezes os artigos sobre o mundo real não são tão abrangentes.

A Wiki Education Foundation está trabalhando para mudar isto. A Wiki Education Foundation atinge salas de aula de ensino superior dos Estados Unidos e do Canadá que contribuem para a Wikipédia. Então, faz sentido que os alunos estejam adicionando vários conteúdos acadêmicos. Mas como saber se estamos contribuindo com muito conteúdo ou com um monte de conteúdo?

Isto é o que me propus a fazer. Mas é uma pergunta complicada por várias razões.

Definindo conteúdo acadêmico

Antes que possamos descobrir quanto de conteúdo acadêmico os alunos criam, precisamos saber o que faz de um artigo acadêmico.

Infelizmente, não há o rótulo conteúdo acadêmico na Wikipédia. A área temática também não é definitiva. Super Bowl 50 e Concussions in American Football no futebol americano são ambos sobre futebol americano. Apenas um deles é acadêmico.

Precisamos olhar para vários aspectos do artigo e usar todos eles para fazer a melhor suposição sobre o que ele é.

Este é o lugar em que entra a máquina de aprendizado. Nós alimentamos um algoritmo da máquina de aprendizado com um monte de artigos que sabíamos que eram acadêmicos. Então, nós alimentamos um monte de artigos que sabíamos que não eram acadêmicos. O algoritmo reuniu uma boa ideia do que era conteúdo acadêmico. Pode—se descobrir que Nirvana é acadêmico, enquanto Nirvana (Banda)não é acadêmico.

Acompanhando as contribuições dos alunos

Agora que tínhamos uma maneira de descobrir se um artigo era acadêmico, voltamos à nossa verdadeira questão. Para qual parte do conteúdo acadêmico os alunos estão contribuindo? Aqui está o que aprendemos:

Créditos: Wiki Education Foundation
Créditos: Wiki Education Foundation

Esta é uma parcela do percentual diário de criação de conteúdo acadêmico dos nossos alunos em quatro trimestres. De cara, podemos ver alguns trabalhos importantes. Em seus melhores dias, nossos editores estudantes estão produzindo mais de 15% de todo conteúdo adicionado. Mas é fácil ser bom por um dia. Como eles  desempenham no longo prazo?

Podemos olhar para o nosso melhor período de 30 dias para algumas idéias. No último semestre, atingimos o máximo de 4,6% no final do período, entre meados de abril e meados de maio. Agora, antes que você pense que 4,6% é pequeno, lembre—se: a Wikipédia é um lugar grande, com mais de 5 milhões de artigos e milhares de editores. A Austrália é apenas 5% da massa terrestre da Terra e ninguém a considera pequena!

Início do desenvolvimento

A Wiki Education Foundation não é apenas sobre tentar desenvolver conteúdos acadêmicos existentes. Estamos tentando criar novos conteúdos e preencher o conteúdo que nem sequer existia para começar. Por exemplo, artigos com uma ou duas frases de comprimento. Estes artigos são o que consideramos estar no início do seu desenvolvimento. Aqui está o que os editores estudantes fizeram por estes artigos em estágio inicial:

Créditos: Wiki Education Foundation
Créditos: Wiki Education Foundation

Vemos um padrão semelhante, mas com níveis diários de contribuições mais consistentes. Nosso melhor período de 30 dias é novamente entre meados de abril e meados de maio. Desta vez, os alunos contribuíram com grande 10% de todo o conteúdo entre estes artigos em estágio inicial.

Este não é apenas um mês particularmente bom. Estendendo nossa janela para 90 dias, vimos que nossos editores estudantes ainda produziam um incrível de 7,5% do conteúdo.

Esse tipo de conteúdo nunca será o mais visto, mas pode ser o mais consequencial. Isto é o que torna a Wikipédia uma fonte de conhecimento. O mesmo lugar onde você pode encontrar os spoilers de Game of Thrones, os alunos estão usando para estudar. As pessoas estão usando—as para tomar decisões e informar sua compreensão sobre política. A cobertura do conteúdo acadêmico tem consequências de longo alcance, por isso é melhor ser confiável. Estou feliz em dizer que Wiki Ed está ajudando a fazer isto acontecer.


*Kevin Schiroo é Pesquisador da Wiki Education Foundation. O texto When Students Edit Wikipedia, Academic Content Thrives foi publicado em 31 de agosto de 2016 no blog da Wiki Education Foundation. Para mais informações sobre o trabalho de Kevin Schiroo sobre o impacto que as edições dos estudantes na Wikipédia, veja aqui. Tradução para o português originalmente publicada no Blog Traço de Ciência.

 

Wiki
<ref "wmbr1110">João Alexandre Peschanski (25 de janeiro de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-hU Quando estudantes editam a Wikipédia, conteúdos acadêmicos melhoram] Wikimedia no Brasil. Visitado em 22 de agosto de 2017 </ref>
ABNT
Quando estudantes editam a Wikipédia, conteúdos acadêmicos melhoram. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-hU>. Acesso em: 22 ago. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Quando estudantes editam a Wikipédia, conteúdos acadêmicos melhoram é um artigo sobre Programa de educação, Wiki Education Foundation
  • Créditos: Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0 Por Kevin Schiroo Wikipédia é a minha fonte de notícias favorita. Quando estoura a notícia, confio na Wikipédia para ter um artigo contextualizando o evento. Wikipédia é também a minha maneira preferida de consultar os episódios que perdi de Game of Thrones. Wikipédia tem seu papel na repercussão dos eventos atuais! Às vezes preciso […]
  • Programa de educação, Wiki Education Foundation
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2017/01/TDCWeb20_day_02_12.jpg