, Desenho usado para imprimir adesivos para o Programa Educacional da Wikipédia na Wikimania 2014 em Londres. Rotulação por HWalls (WMF). Autor: Tflanagan (WMF). [+]

Quatro habilidades que os estudantes desenvolvem a partir de tarefas envolvendo a Wikipédia

Por Eryk Salvaggio*

Uma de nossas histórias favoritas vem do Dr. Alex Webb, um geólogo que estava ensinando com a Wikipedia na Louisiana State University. Em sua primeira aula, um de seus estudantes escreveu um artigo sobre subsidência, uma questão importante relacionada à mudança do nível do mar e à perda de terra na Louisiana.

“Ele realmente comunicou as coisas essenciais que você precisava saber para considerar alguns problemas da subsidência”, lembrou Alex sobre o artigo. “De qualquer forma, ele foi trabalhar como geólogo. Um ano e meio depois, ele e seu chefe estavam tentando resolver um problema, e acabaram na página de subsidência tectônica na Wikipédia. Esse estudante foi capaz de dizer ao seu chefe, Ei, eu fiz essa página.”

Nós amamos histórias como esta, porque elas são uma ilustração concreta do impacto que as tarefas envolvendo a Wikipédia têm na carreira de um aluno. Escrever artigos de Wikipédia sobre ciências é claramente um trampolim para uma melhor comunicação científica. Os alunos tomam conceitos científicos complexos, quebram—os em artigos e concentram—se em articular esses conceitos claramente para o público geral. A bênção para futuros cientistas é grande: eles não estão apenas aprendendo sobre STEM e campos de ciência, eles também estão cultivando as habilidades necessárias para comunicar esse conhecimento.

Mas as tarefas envolvendo a Wikipédia podem ir ainda mais longe na preparação dos alunos para um futuro na força de trabalho. As tarefas envolvendo a Wikipédia abordam algumas das habilidades mais demandadas pelos empregadores. No ano passado, a National Association of Colleges and Employers (Associação Nacional de Colégios e Empregadores, na tradução em português) divulgou um relatório sobre os atributos que os empregadores estão procurando.

Essas habilidades dividiram—se assim: liderança (80%), capacidade de trabalhar em equipe (78,9%), habilidades de comunicação escrita (70,2%) e habilidades de resolução de problemas (70,2%). Pensamos que escrever para a Wikipédia pode ajudar a treinar e a aperfeiçoar essas habilidades nos alunos. Veja como.

1. Liderança

Os alunos estão habituados à aceitar passivamente o conhecimento. Mas há um enorme valor em incentivar os alunos a olhar para o conhecimento apresentado a eles, e aplicar os seus próprios conhecimentos para identificar de forma independente as suas fraquezas. Esse é o verdadeiro significado da liderança de pensamento. Isso é a confiança que vem da identificação e da comunicação de como as coisas poderiam ser melhores.

Essa é a diferença entre um funcionário que faz o que é dito e um líder que pode trazer novos conceitos para a linha de frente. Mas, os alunos também são obrigados a ser persuasivos em seus argumentos: em outras palavras, construir um caso para a mudança que eles gostam de ver, e persuadir os outros com base nessa evidência.

2. Trabalho em equipe

A coordenação de grupo em uma tarefa na Wikipédia é um novo projeto cooperativo não apenas entre os estudantes, mas entre os estudantes e a comunidade existente com uma variedade de origens e perspectivas.

Às vezes, isso requer trabalhar com outros editores para fazer um caso e construir o consenso para a mudança. Afinal, a Wikipédia é um projeto de equipe: os artigos são escritos por uma variedade de editores que podem ter de coordenar. No mínimo, eles confiarão e oferecerão revisão feita por pares para outros alunos que trabalham em artigos. Os alunos aprendem a adaptar o seu trabalho em resposta ao feedback ou à crítica, uma habilidade chave que eles precisam desenvolver independentemente da carreira que escolherem.

3. Escrevendo

Escrita foi nomeada a habilidade menos presente nos recém—formados por 44% dos gestores em 2016, de acordo com a pesquisa da Payscale e Money Magazine. Escrever na Wikipédia é uma maneira de preencher essa lacuna.

Quando algo está faltando na Wikipedia, não é tão simples como corrigir o erro. Um estudante avaliará as evidências que eles têm contra as evidências apresentadas e trabalhará para comunicá—la factualmente, precisamente e sem viés. Eles terão que articular cuidadosamente o seu conhecimento para fazer tudo isso, enquanto ele também tem de ser entendido por um público leigo de leitores.

É o público que torna as tarefas envolvendo a Wikipédia únicas. Um estudante sabe que seu artigo pode ser o primeiro ponto de acesso para as pessoas curiosas sobre o tema. Essa é uma responsabilidade que incentiva os alunos a pensar mais profundamente sobre o que eles dizem, e como eles dizem.

4. Resolução de problemas

Os empregadores consideram que a resolução de problemas é uma grande necessidade na força de trabalho. No entanto, 60% dos empregadores da pesquisa Payscale e Money Magazine afirmaram que estava faltando em novos graduados da faculdade. Essa é uma oportunidade incrível.

Escrever um artigo da Wikipédia para uma classe é um exercício de pensamento crítico. Os artigos são muitas vezes carecem ou apresentam informação com viés. Mas identificar e articular quais são os problemas e, em seguida, tomar medidas para corrigir essas falhas, é uma tarefa de resolução de problemas que aplica o conhecimento real do aluno e criatividade. Eles têm que identificar a informação que está faltando, pensar onde encontrá—la e, em seguida, determinar a melhor compartilhar esse conhecimento. Este é o pensamento crítico aplicado a uma verdadeira tarefa de escrita e pesquisa.

Envolvam—se!

Gostaríamos muito de ajudar seus alunos a desenvolver experiências significativas de comunicação no mundo real que eles possam levar para suas futuras carreiras. Nós fornecemos materiais online e impressos para preparar seus alunos a mergulhar na Wikipedia e fazer contribuições práticas que ligam seus conhecimentos ao resto do mundo. É uma tarefa que motiva os alunos enquanto faz a diferença para o tipo de informação que os outros podem usar. Comece uma conversa conosco: contact@wikiedu.org.


*Eryk Salvaggio é Gerente de Comunicação da Wiki Education Foundation. O texto Four Career Skills Students Develop from Wikipedia Assignments foi publicado em 20 de outubro de 2016 no blog da Wiki Education Foundation. Texto originalmente publicado no blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1125">João Alexandre Peschanski (31 de janeiro de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-i9 Quatro habilidades que os estudantes desenvolvem a partir de tarefas envolvendo a Wikipédia] Wikimedia no Brasil. Visitado em 20 de outubro de 2017 </ref>
ABNT
Quatro habilidades que os estudantes desenvolvem a partir de tarefas envolvendo a Wikipédia. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-i9>. Acesso em: 20 out. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Quatro habilidades que os estudantes desenvolvem a partir de tarefas envolvendo a Wikipédia é um artigo sobre Programa de educação, Wiki Education Foundation
  • Por Eryk Salvaggio* Uma de nossas histórias favoritas vem do Dr. Alex Webb, um geólogo que estava ensinando com a Wikipedia na Louisiana State University. Em sua primeira aula, um de seus estudantes escreveu um artigo sobre subsidência, uma questão importante relacionada à mudança do nível do mar e à perda de terra na Louisiana. […]
  • Programa de educação, Wiki Education Foundation
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/09/Captura-de-Tela-2016-09-10-às-22.13.28.png