Joel Parker , Joel Parker, professor de Ciências Biológicas, SUNY Plattsburgh CC BY-SA 4.0 [+]

Redescobrindo o melhor do ensino superior com a Wikipédia

Por Joel Parker*

Solicitar aos estudantes que eles escrevam na Wikipédia gera os maiores resultados do ensino superior, ensinando–os todo o processo de descoberta. Esta lição é especialmente importante atualmente na medida que o ensino superior tem decaído com resultados mais baixos que sobrevalorizam a formação prática dos estudantes para o mercado de trabalho. O que faz do ensino superior melhor é a oportunidade dos estudantes trabalharem com estudiosos para aprender a melhorar tanto o conhecimento próprio quanto o conhecimento dentro das disciplinas escolares. Escrever na Wikipédia pode facilitar a transição do aprendiz passivo para o descobridor ativo entre os estudantes mais velhos. Fiz isto acontecer na minha classe de nível sênior de biologia celular, com uma tarefa de edição na Wikipédia que exigia que meus estudantes percorressem todos os estágios do processo de descoberta acadêmico.

A descoberta é o objetivo geral comum que define o ensino superior. Este processo de descoberta acontece em três níveis nas universidades. O primeiro nível é os estudantes descobrirem por si mesmos o conhecimento previamente aprendido sobre o mundo. Isto significa dominar o material e o background que espera–se de um titular de grau. Isto envolve notar uma lacuna ou uma falha em seu conhecimento atual para então imaginar e providenciar uma solução. Por último, mas não menos importante, o terceiro nível é uma versão pessoal do segundo nível – contribuir efetivamente com a reposta à disciplina e ao mundo, comunicando a descoberta. Esta descoberta pessoal é a transformação necessária aos outros estudantes para ganhar confiança para a transição de apenas beneficiários do conhecimento para propagadores e contribuidores do novo conhecimento. Este terceiro nível é especialmente importante para o ensino superior na medida que a adolescência e os vinte anos talvez sejam os anos mais formativos quando nossas personalidades adultas são formadas

Em minha sala de nível sênior de biologia celular, meus estudantes dão cada passo do processo de descoberta em uma tarefa de edição na Wikipédia. O primeiro passo começa quando solicito que meus estudantes pesquisem e analisem um artigo sobre biologia celular existente na Wikipédia. Isto significa encontrar erros, seções ausentes e espaços para melhorar o artigo. O próximo passo na verdade é corrigir erros e criar conteúdo novo para preencher os vazios. Este lado técnico inclui escrever no estilo enciclopédico, comunicar ciência corretamente e possivelmente design gráfico quando tiver necessidade de imagens. O último passo é publicar o artigo no formato e no estilo corretos para então lidar com os julgamentos, as sugestões e as edições do resto da comunidade. Lembro constantemente meus estudantes no decorrer da tarefa que o objetivo primordial e o critério de avaliação são suas contribuições por meio da melhoria dos artigos. Não basta escrever um número mínimo de sentenças e acrescentar uma determina quantidade de referências. As mudanças precisam melhorar o artigo e as citações precisam ser genuinamente úteis. Todos os acadêmicos reconhecerão  este processo como o que fazemos em nosso trabalho intelectual desde identificar e responder uma questão até publicar a solução para a revisão dos pares. O objetivo e o resultado mensurável para os estudantes são artigos significativamente melhorados.

Com a edição na Wikipédia, meus estudantes têm a oportunidade de experimentar a transição pessoal desde serem beneficiários até tornarem–se contribuidores da sua fonte de consulta mais usada e apreciada. O objetivo é tornarem–se confiantes e enxergarem a si mesmos como experts com a habilidade de contribuir e melhorar o mundo com o que aprenderam na educação universitária. Eles experimentar isto diretamente porque seu trabalho não é apenas sobre suas notas, mas é também claramente benéfico para futuros estudantes como eles que acessarão as páginas editadas. Mesmo a menor alteração significa que o mundo está melhor e diferente graças à aplicação da educação à maior e mais usada enciclopédia do mundo.

Facilitar e progredir com a descoberta é o que define o ensino superior. tarefas de edição na Wikipédia é uma das melhores formas de ensinar e de lembrar nós mesmos deste primeiro resultado da aprendizagem.


*Joel Parker é professor associado de ciências biológicas em SUNY Plattsburgh, onde incorporou a Wikipédia em seus cursos de biologia celular. O texto Rediscovering the higher in higher education with a Wikipedia writing assignment  foi originalmente publicado em 20 de janeiro de 2017 no blog da Fundação Wikimedia. Tradução para o português e publicação original nesse idioma em Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1163">João Alexandre Peschanski (5 de março de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-iL Redescobrindo o melhor do ensino superior com a Wikipédia] Wikimedia no Brasil. Visitado em 23 de junho de 2017 </ref>
ABNT
Redescobrindo o melhor do ensino superior com a Wikipédia. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-iL>. Acesso em: 23 jun. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Redescobrindo o melhor do ensino superior com a Wikipédia é um artigo sobre Programa de educação, Wiki Education Foundation
  • Por Joel Parker* Solicitar aos estudantes que eles escrevam na Wikipédia gera os maiores resultados do ensino superior, ensinando–os todo o processo de descoberta. Esta lição é especialmente importante atualmente na medida que o ensino superior tem decaído com resultados mais baixos que sobrevalorizam a formação prática dos estudantes para o mercado de trabalho. O que faz do […]
  • Programa de educação, Wiki Education Foundation
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2017/02/Dr._Joel_Parker-1.jpg