Giulia Gamba , Palco da Sala do Conservatório, localizada no segundo andar do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo CC BY-SA 4.0 [+]

Saída fotográfica como missão pedagógica

No contexto do Programa de Educação na Faculdade Cásper Líbero, estudantes saíram a campo para fotografar a cidade. O objetivo: registrar o patrimônio histórico de São Paulo e carregar as imagens na Commons. O resultado quantitativo: 3.193 imagens, de alta resolução, sob orientação de editores experientes, que ofereceram oficinas em sala de aula e acompanham a atividade on-line. O resultado qualitativo: a descoberta de segredos escondidos na cidade. Paróquias, galpões históricos, espaços culturais — até então desconhecidos, inimaginados.

As imagens podem ser vistas, no bruto, aqui ou, com as devidas categorias, aqui. Para facilitar a apropriação pela comunidade, as imagens foram categorizadas com o nome do bem cultural, normalmente tombado por pelo menos uma agência de valorização do patrimônio. Antiga Escola Politécnica‎, Capela de São Miguel Arcanjo, Colégio de Santa Inês‎, Desinfectório Central (Bom Retiro)‎ e assim por diante, num total de 173 categorias novas.

A fotografia pode ser um elemento central em atividades pedagógicas com os projetos Wikimedia, pois pode estar associada a um tipo de pesquisa e produção especial, que combina elementos técnicos, estéticos e educacionais. Espera-se que, com o acompanhamento da comunidade e a participação em um programa de educação mais amplo, as imagens sejam logo apropriadas pela comunidade. Há boas imagens sobre o patrimônio de muitas cidades brasileiras que, por falta de categoria e curadoria, se perdem, descarregadas a esmo na Commons.

Aliás, desde o início do projeto foram pelo menos 62 tópicos de discussão iniciados pelos/as estudantes e respondidos por mim (o professor) ou por voluntários dedicados (Sturm, Rodrigo.Argenton, Teles, Pilgerowski, Darwin e Horadrim), aliás obrigado, de novo!). Em sala de aula, o balanço é que o projeto permitiu ao mesmo tempo a descoberta da cidade e a compreensão mais profunda da comunidade e os potenciais colaborativos Wikimedia.

A continuação do projeto na Faculdade Cásper Líbero inclui a contribuição sobre o patrimônio cultural de São Paulo na Wikivoyage e na Wikipédia. Aliás, as edições na Wikivoyage começam a aparecer. Para mais informações sobre esse programa de educação, há uma página oficial na Wikipédia, aqui.

 

Wiki
<ref "wmbr1006">João Alexandre Peschanski (5 de outubro de 2016). [http://wp.me/p5zA2r-ge Saída fotográfica como missão pedagógica] Wikimedia no Brasil. Visitado em 22 de agosto de 2017 </ref>
ABNT
Saída fotográfica como missão pedagógica. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-ge>. Acesso em: 22 ago. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Saída fotográfica como missão pedagógica é um artigo sobre Faculdade Cásper Líbero, Programa de educação, São Paulo, Wikimedia Commons
  • No contexto do Programa de Educação na Faculdade Cásper Líbero, estudantes saíram a campo para fotografar a cidade. O objetivo: registrar o patrimônio histórico de São Paulo e carregar as imagens na Commons. O resultado quantitativo: 3.193 imagens, de alta resolução, sob orientação de editores experientes, que ofereceram oficinas em sala de aula e acompanham […]
  • Faculdade Cásper Líbero, Programa de educação, São Paulo, Wikimedia Commons
  • Projetos
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/10/Conservatório_Dramático_e_Musical_de_São_Paulo_15.jpg