, [+]

Tornando o conhecimento público usando tecnologia educacional

Pelo nono ano, professores da Universidade Xavier DA Louisiana (XULA) se uniram para experimentar novas pedagogias em suas salas de aula. Seu grupo, a Comunidade do Corpo Docente de Pesquisadores em Ensino (FaCTS), é financiado pela Fundação Andrew Mellon e oferece uma bolsa para que os participantes explorem o tema do ano. O tema para o ano acadêmico 2017-18 é “Tornar o conhecimento público usando a tecnologia educacional.” A Dr. Megan Osterbur, que participa do programa em sala de aula da Wiki Education Foundation, ajudou a organizar o grupo deste ano de candidatos selecionados e viu um claro alinhamento com as atividades da Wikipédia. Afinal, a Wikipédia serve como tecnologia educacional para estudantes editores e é tão pública quanto o conhecimento deve serem 2017.

Estamos entusiasmados em trabalhar com vários participantes do FaCTS, pois incorporam atividades com Wikipédia em seus vários departamentos. Como parte dabolsa, Megan decidiu trazer eu e Samantha Weald para o período de planejamento intensivo de uma semana em maio. Nós nos juntamos durante os primeiros dois dias, quando os participantes fizeram um profundo mergulho nos componentes da Wikipédia. Colaboramos para conceber atividades significativas e mostramos as ferramentas e os treinamentos da Wiki Education Foundation disponíveis para instrutores e alunos. Nós discutimos extensivamente como a Wikipédia é talvez a plataforma mais relevante para o conhecimento público para os estudantes de hoje.

De acordo com Megan, quando pensamos em conhecimento público, devemos considerar três coisas: audiência, acessibilidade e propósito.

Audiência

Quando os alunos criam conhecimento, pedimos que considerem o público-alvo pretendido. Quando trazemos a tecnologia para o processo de criação de conhecimento, também devemos perguntar: com base na plataforma e tecnologia que você está usando, quem é o público real?

Em relação à Wikipédia, a resposta vem facilmente aos alunos, já que eles estão visitando o site há anos. Por sua familiaridade, eles entendem que todos podem ler a Wikipédia enquanto buscam informações sobre um tópico. Compreendem inerentemente o público da Wikipédia e, portanto, o idioma que eles devem usar para se comunicar efetivamente. Este entendimento é muito mais fácil para eles do que quando escrevem um artigo acadêmico ou um texto tradicional.


Jami Mathewson é colaborador da Wiki Education Foundation.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 16 de junho de 2017. Publicado em português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1294">João Alexandre Peschanski (8 de novembro de 2017). [https://wp.me/p5zA2r-kS Tornando o conhecimento público usando tecnologia educacional] Wikimedia no Brasil. Visitado em 13 de dezembro de 2017 </ref>
ABNT
Tornando o conhecimento público usando tecnologia educacional. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-kS>. Acesso em: 13 dez. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Tornando o conhecimento público usando tecnologia educacional é um artigo sobre educação, Fundação Wiki Educação, universidade, Wikipédia na universidade
  • Pelo nono ano, professores da Universidade Xavier DA Louisiana (XULA) se uniram para experimentar novas pedagogias em suas salas de aula. Seu grupo, a Comunidade do Corpo Docente de Pesquisadores em Ensino (FaCTS), é financiado pela Fundação Andrew Mellon e oferece uma bolsa para que os participantes explorem o tema do ano. O tema para o ano acadêmico 2017-18 é “Tornar o conhecimento público usando a tecnologia educacional.” A Dr. Megan […]
  • educação, Fundação Wiki Educação, universidade, Wikipédia na universidade
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/08/Captura-de-Tela-2016-08-26-às-22.12.01.png