CEPID NeuroMat , Editatona sobre neurociência e matemática, organizada pelo CEPID NeuroMat e pelo Wikimedia no Brasil, em agosto de 2016. CC BY-SA 4.0 [+]

Você agora pode adicionar citações automaticamente geradas a milhões de livros na Wikipédia

Os editores da Wikipédia agora podem se basear no WorldCat, o maior banco de dados de livros do mundo, para gerar citações na Wikipédia graças a uma colaboração entre o Online Computer Library Center (OCLC) e o programa Biblioteca Wikipédia da Fundação Wikimedia.

Não é exagero dizer que, sem livros, a Wikipédia não existiria.

A enciclopédia livre se fundamenta em citações para garantir que a informação que você encontra na Wikipédia é verificável e baseada em fontes confiáveis. Mesmo na era digital, muitas das fontes de alta qualidade são os livros disponíveis em sua biblioteca local.

No entanto, apesar de sua importância, adicionar referências à Wikipédia já foidifícil às vezes, exigindo no mínimo um conhecimento básico de código wiki. Foram feitas melhorias constantes ao longo dos anos para facilitar a adição de citações, inclusive através da ferramenta de citação na interface de edição visual da Wikimedia. No entanto, adicionar citações a livros na Wikipédia está prestes a ficarmuito mais fácil.

Uma nova parceria entre a Biblioteca Wikipédia da Fundação Wikimedia e o OCLC, uma cooperativa global de bibliotecas sem fins lucrativos, permitirá que os editores facilmente gerem citações para milhões de livros na Wikipédia usando o WorldCatdo OCLC – o maior banco de dados de livros do mundo, que abrange as coleções de mais de 72.000 bibliotecas.

O banco de dados do WorldCat será integrado à ferramenta de citação para que um editor possa ao digitar um ISBN, um identificador disponível em centenas de milhões de livros publicados desde a década de 1970, obter uma citação de livro pronta para a Wikipédia, incluindo autor, título e editora.

“A Wikipédia e seus editores em todo o mundo colaboram para criar um dos recursos globais mais populares na web”, disse Chip Nilges, vice-presidente de desenvolvimento de negócios do OCLC. “o OCLC e suas bibliotecas integrantes colaboram para tornar o WorldCat o principal recurso global para a descoberta de coleções de bibliotecas. Através desta parceria, editores e bibliotecários dedicados em todo o mundo estão trabalhando juntos para tornar a Wikipédia uma experiência de pesquisa mais rica e os leitores estão encontrando material de apoio que desejam através de links para bibliotecas.”

James Forrester, Gerente de Produto para edição na Wikimedia Foundation, disse:

“Nós somos impulsionados pelo nosso desejo de ajudar nossos editores voluntários a tornar os projetos da Fundação Wikimedia os melhores possíveis. Estamos criando ferramentas colaborativas e inclusivas para criar e editar conhecimento gratuito. Este conhecimento é sustentado por fatos referenciados, organizados, claros e verificáveis.

Adicionar facilmente mais referências às wikis da Fundação Wikimedia via ISBNs é uma grande vantagem para nossos editores e leitores. Isto os ajudará a verificar os artigos na biblioteca, ver um contexto mais amplo e encontrar mais conhecimento para compartilhar. Estou muito entusiasmado por termos uma parceria com o OCLC e para ver o seu maravilhoso recurso WorldCat aproveitado em nossa missão compartilhada.”

Um processo detalhado, passo a passo sobre como usar este recurso segue abaixo. Ele se expande a partir do método atual de preenchimento automático de citações da Wikipédia, que permite aos editores gerarem uma citação de um único identificador on-line, como um endereço de internet (URL) ou um identificador de objeto digital (DOI).

Como usar a ferramenta de citação

1) Clique em “editar” na barra na parte superior da página;

2) Mude para o editor visual;

3) Use a função “citar” do editor visual;

4) Digite qualquer ISBN;

5) A ferramenta de citação gera automaticamente uma citação usando os dados do ISBN do WorldCat;

6) A citação completa é adicionada à Wikipédia.

Boris., Juh, (2007-01-01), Sveto pismo zvočnica, Mladinska knjiga Založba, ISBN9788611177434OCLC 781329324

Mais informações sobre isto estão disponíveis no Mediawiki.org.

Parceria Biblioteca Wikipédia–OCLC

Esta colaboração entre a Biblioteca Wikipédia e o OCLC intensifica uma relação já forte entre o OCLC e o movimento Wikimedia. Em 2012, o OCLC trabalhou com umWikipedista em residência, Max Klein, para explorar maneiras pelas quais os metadados da biblioteca poderiam contribuir para a Wikipédia. O resultado de seu trabalho foi um bot da Wikipédia que adiciona números de controle de autoridade deVIAF (Virtual International Authority File ou Base Virtual Internacional de Autoridade) para infocaixas da Wikipédia – em linguagem de catalogação, adicionando números que identificam pessoas de forma fácil e consistente. Abibliotecária e wikipedista de longa data Merrilee Proffitt, que trabalha no setor de pesquisa do OCLC, encabeçou a iniciativa VIAF. Ela foi acompanhada por Cindy Aden em uma colaboração posterior com a Biblioteca Wikipédia. Juntas, eles foram pioneiras na posição de Pesquisador Visitante da Wikipédia e estabeleceramposições em cinco universidades.

Merrilee Proffitt disse sobre a nova iniciativa do WorldCat: “As fontes de qualidadesão o coração de todos os artigos de Wikipedia, seja um esboço ou um artigo dedestaque. Queremos que adicionar citações seja o mais fácil possível e faz sentido aproveitar os identificadores para aliviar o fardo. Graças ao trabalho árduo dos milhares de catalogadores e à contribuição das bibliotecas integrantes do OCLC, o WorldCat contém ISBNs que podem ajudar quando a fonte é uma monografia. Como um bônus, a citação resultante ajuda a levar os usuários finais a bibliotecas, onde podem encontrar estas fontes confiáveis e outras como elas de graça.”

Em conferências de bibliotecas como o Encontro Anual da Associação Americana de Bibliotecas, a Biblioteca Wikipédia e o OCLC muitas vezes trabalharam juntos para compartilhar informações sobre cada organização para bibliotecários interessados. Lorcan Dempsey, vice-presidente e estrategista-chefe do OCLC, falou enfaticamentesobre o crescente papel da Wikipédia no ecossistema de busca dos usuários dasbibliotecas. Em março de 2017, o OCLC anunciou que estava contratando a Monika Sengul-Jones como Wikipedista em Residência, uma posição financiada por uma doação para projeto da Fundação Wikimedia, para facilitar sua iniciativa Wikipedia + Libraries: Better Together. Em 2016, o OCLC foi a vencedora do Knight News Challenge como um projeto de promoção da participação de bibliotecários públicos na Wikipédia.

Esta parceria habilita os editores e leitores da Wikipédia a aproveitarem o impacto de citações completas e precisas. Com melhor acesso a referências que respaldam os fatos, a Wikipédia se torna um recurso de conhecimento gratuito melhor e mais rico para todos.

Você pode ler mais sobre esta parceria no press release do OCLC.


Jake Orlowitz é chefe do projeto Biblioteca Wikipédia da Fundação.

*Este texto foi originalmente publicado no blog da Fundação Wikimedia em 11 de maio de 2017. Publicado em português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1278">João Alexandre Peschanski (6 de outubro de 2017). [https://wp.me/p5zA2r-kC Você agora pode adicionar citações automaticamente geradas a milhões de livros na Wikipédia] Wikimedia no Brasil. Visitado em 16 de dezembro de 2017 </ref>
ABNT
Você agora pode adicionar citações automaticamente geradas a milhões de livros na Wikipédia. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-kC>. Acesso em: 16 dez. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Você agora pode adicionar citações automaticamente geradas a milhões de livros na Wikipédia é um artigo sobre referências, tecnologia, Wikipédia
  • Os editores da Wikipédia agora podem se basear no WorldCat, o maior banco de dados de livros do mundo, para gerar citações na Wikipédia graças a uma colaboração entre o Online Computer Library Center (OCLC) e o programa Biblioteca Wikipédia da Fundação Wikimedia. Não é exagero dizer que, sem livros, a Wikipédia não existiria. A […]
  • referências, tecnologia, Wikipédia
  • Projetos
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/10/Second_Edit-a-thon_about_Neuroscience_and_Mathematics_22.jpg