, Desenho usado para imprimir adesivos para o Programa Educacional da Wikipédia na Wikimania 2014 em Londres. Rotulação por HWalls (WMF). Autor: Tflanagan (WMF). [+]

Wikimedia e Literatura da Europa Oriental

Se você tivesse procurado o romance húngaro A Porta na Wikipédia antes de 2017, você ficaria desapontado com a falta de informação. Se você buscar agora, encontrará o trabalho de um estudante da disciplina de Prosa da Europa Oriental da Professora Sibelan Forrester, entre março e junho de 2017, no Swarthmore College. O aluno expandiu o artigo para incluir o enredo da história, os personagens principais e a recepção crítica. Eles também abordaram os elementos autobiográficos encontrados nesta história escrita por Magda Szabó. O romance segue Magda, uma escritora, e sua relação diferenciada com sua faxineira, uma mulher mais velha chamada Emerence. Emerence é uma personagem misteriosa e forte. Ela define seus próprios salários, horários e tarefas e guarda muitos segredos por trás das portas fechadas de sua casa. Magda é fascinada pela mulher e desenvolve um estreito laço com ela ao longo de muitos anos. O romance abre com o pesadelo recorrente de Magda, do qual ela acorda para dizer “Eu matei Emerence.” O resto do romance serve como a explicação da narradora para esta frase.

Outro estudante expandiu o artigo sobre Jardim, Cinzas, um romance de 1965 escrito pelo autor sérvio Danilo Kiš. O romance, que segue um jovem cujo pai é enviado para Auschwitz, é baseado na própria infância de Kiš. Andi Scham, o jovem protagonista, insiste que não levaram seu pai embora, mas que ele desapareceu. Andi frequentemente imagina que seu pai o está seguindo disfarçado e inventa histórias sobre ele. A imaginação do menino mantém viva a imagem de seu pai, mas lhe dá pesadelos e ilusões que o assombram. O aluno que expandiu este artigo adicionou mais informações sobre os elementos autobiográficos da história, seus temas e símbolos comuns, as origens do seu título e a análise crítica.

Quando os alunos contribuem para a Wikipédia por meio de uma atividade em sala de aula, eles se tornam criadores de conhecimento e não apenas consumidores. Seu trabalho tem uma audiência mundial e um impacto mensurável. No total, os alunos do curso de primavera da Professora Forrester adicionaram 17 mil palavras à Wikipédia e seus trabalhos foram vistos mais de 30.900 vezes.

Por meio de uma atividade com a Wikipédia, os alunos também desenvolvem habilidades críticas que levam com eles para suas vidas acadêmicas e profissionais. Se você estiver interessado em ensinar com a Wikipédia ou em aprender mais, visite teach.wikiedu.org ou entre em contato por contact@wikiedu.org.


Cassidy Villeneuve é colaboradora da Wiki Education Foundation.

Imagem: Old Brass Door Knocker.jpg, Scrypted, domínio público, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 26 de dezembro de 2017. Publicado em português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1413">João Alexandre Peschanski (3 de maio de 2018). [https://wp.me/p5zA2r-mN Wikimedia e Literatura da Europa Oriental] Wiki Movimento Brasil. Visitado em 21 de abril de 2019 </ref>
ABNT
Wikimedia e Literatura da Europa Oriental. In: Website Wiki Movimento Brasil. São Paulo: Wiki Movimento Brasil, 2019. Disponível em: <https://wp.me/p5zA2r-mN>. Acesso em: 21 abr. 2019.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Wikimedia e Literatura da Europa Oriental é um artigo sobre
  • Se você tivesse procurado o romance húngaro A Porta na Wikipédia antes de 2017, você ficaria desapontado com a falta de informação. Se você buscar agora, encontrará o trabalho de um estudante da disciplina de Prosa da Europa Oriental da Professora Sibelan Forrester, entre março e junho de 2017, no Swarthmore College. O aluno expandiu o artigo para incluir […]
  • Wikimedia
  • Wiki Movimento Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/09/Captura-de-Tela-2016-09-10-às-22.13.28.png