VGrigas (WMF) , Vídeo sobre os cinco pilares da Wikipédia CC BY-SA 3.0 [+]

Wikipédia constrói sistema de biblioteca digital

Através do programa Biblioteca Wikipédia, os recursos disponíveis para wikipedistas continuam crescendo, permitindo que estes editores usem as melhores fontes disponíveis para melhorar a Wikipédia.

Nós sempre pensamos que a maior enciclopédia do mundo deveria ter uma biblioteca de primeira classe. Através do programa Biblioteca Wikipédia, os editores da enciclopédia têm acesso gratuito a uma coleção de mais de 80.000 publicações, como periódicos, revistas, jornais, boletins, panfletos e séries, além de uma quantidade irresistível de livros. Este acesso foi facilitado por mais de 60 parceiros, incluindo muitos dos principais agregadores e editores do mundo.

A biblioteca de recursos disponíveis para wikipedistas continua crescendo, permitindo que estes editores usem as melhores fontes disponíveis para melhorar a Wikipédia.

Por que nós fazemos isto? Porque os fatos importam.

Dito isto, enquanto uma enorme quantidade de conteúdo está disponível, nossos atuais processos de distribuição e acesso deixam muito espaço para melhorias. A inscrição para parceiros é atualmente feita individualmente e baseada em um parceiro por vez, resultando em uma lenta transição para aprovação e distribuição de acesso, levando em média três semanas da aplicação à divulgação, o que é um período muito longo. Nós permanecemos limitados quanto ao número de contas que podemos distribuir para a maioria dos editores e as contas geralmente são concedidas por exatamente um ano de cada vez, mesmo se os editores precisarem de um acesso mais longo, ou pior, mesmo se eles quiserem apenas pegar algumas referências. Por fim, ainda não há uma maneira de pesquisar o vasto conteúdo através de todos os nossos parceiros separados.

Este ano, estamos trabalhando duro para resolver estes problemas. Estamos ansiosos para compartilhar nossos planos com você, do lançamento completo da Plataforma de Cartão de Biblioteca da Wikipédia à adição de acesso por proxyusando log-ins da Wikipédia, incluindo gerir um “pacote” de recursos que podem ser acessados ​​por milhares de editores qualificados a qualquer momento, bem como tornar as citações da Wikipédia muito mais abertas e acessíveis para os leitores.

“Você constrói mil castelos, mil santuários, você não é nada. Você constrói uma biblioteca, você é tudo”, disse o dramaturgo turco Mehmet Murat ildan.

Cartão de Biblioteca da Wikipédia

No centro de nossos planos para aumentar e melhorar o acesso, está a Plataforma de Cartão de Biblioteca da Wikipédia. Nós passamos da primeira fase no último trimestre, abordando os desafios de inscrição e aprovação lenta enquanto testávamos e melhorávamos a plataforma com os nossos novos parceiros. A plataforma já garante acesso e a velocidade de inscrição deve melhorar de três semanas em média para perto de uma semana. Ela não exigirá que os editores forneçam todos os seus detalhes sempre que se inscreverem para um novo recurso e será traduzida para o maior número possível de idiomas. Planejamos transferir todas as inscrições de parceiros para a plataforma.

Acesso por proxy

Nosso próximo passo (a segunda fase) é integrar um método de autenticação por proxy, que permitirá aos usuários usarem seu log-in único na Wikipédia para ter acesso direto a parceiros, que poderão aceitar a autenticação através do Cartão de Biblioteca. Isto melhorará consideravelmente a facilidade de acesso para os editores, reduzirá a carga de trabalho para nós e nossos parceiros e esperamos que se traduza em um aumento do uso e da citação de recursos disponíveis.

A integração de proxy por si só não é uma grande saída da configuração atual. Os mesmos usuários individualmente aprovados teriam acesso ao conteúdo de um parceiro por aplicação. Eles apenas estarão acessando este parceiro diretamente, através de um único proxy de log-in autenticado, em vez de um nome de usuário e uma senha distribuídos para cada site.

Pacote de Biblioteca da Wikipédia

Uma adição muito animadora ao nosso modelo de inscrição, atualmente dependente das aprovações por coordenadores voluntários para cada usuário, será o Pacote (bundle) da Biblioteca da Wikipédia. Ele dará a qualquer editor que atenda os critérios de idade da conta, contagem de edições e atividades recentes acesso automático através da plataforma a um determinado conjunto de parceiros da Biblioteca Wikipédia, substituindo efetivamente a etapa de aprovação da conta pelos coordenadores e cobrindo aproximadamente 25.000 editores em Wikipédias de todos os idiomas.

O Pacote de Biblioteca fornecerá acesso imediato aos recursos de parceiros participantes para wikipedistas aptos, sem que tenham que se inscrever e sem que precisem se preocupar em ter que usar seu acesso para apenas poucas fontes por vez. Estamos muito entusiasmados com as oportunidades e a acessibilidade que este método de acesso fornecerá.

Para automatizar o controle do coordenador de contas para atividade recente e boa reputação na comunidade, implementaremos requisitos além das atuais 500 edições e da idade da conta de 6 meses. Estas verificações automatizadas incluirão atividades recentes (por exemplo, 10 edições no mês passado) e não bloqueadas. Os requisitos ainda não foram finalizados e pode haver outras restrições, como um limite para usuários simultâneos, mas não pretendemos tornar os requisitos mais restritivos do que os controles atualmente feitos pelos coordenadores de contas.

Isso será executado em um modelo de participação voluntária do qual alguns parceiros escolherão fazer parte e nós tivemos respostas encorajadoras de vários editores já entusiasmados por usar este método de distribuição.

Pesquisa integrada

A terceira fase da Plataforma de Cartões de Biblioteca buscará resolver o problema dos editores que precisam procurar os recursos necessários parceiro por parceiro. Implementaremos uma ferramenta de busca integrada que indexará recursos de parceiros e fornecerá pesquisa através de uma única interface. Não só os editores não precisarão fazer log-in separadamente em cada um dos sites dos parceiros da Biblioteca Wikipédia, como também poderão pesquisar todo o conteúdo deles.

A pesquisa integrada deve se emparelhar poderosamente com autenticação por proxy. Se um editor encontrar um resultado de pesquisa de um parceiro para o qual se inscreveu individualmente, ele poderá clicar diretamente na plataforma de Cartão de Biblioteca Wikipédia. Se esse parceiro for um membro do pacote de Cartão de Biblioteca Wikipédia, ele poderá acessá-lo automaticamente, mesmo que nunca tenha se inscrito — apenas porque atende os critérios básicos para idade de conta, número de edições e atividades recentes.

Citações abertas

Nossos parceiros de publicações fortaleceram a Wikipédia ao compartilharem o acesso às fontes acadêmicas e jornalísticas. Estamos sempre experimentando e desenvolvendo nosso relacionamento com publicações para melhorar a capacidade dos editores da Wikipédia de fazer pesquisas rigorosas com maior facilidade e de forma mais impactante. Nós também nos preocupamos com nossos leitores e sua capacidade de acessar o texto completo.

OABot é o próximo passo para trazer esta abertura aos leitores. O OABot, tecnicamente aprovado, mas ainda carente de consenso da comunidade, verifica citações fechadas da Wikipédia e encontra links de leitura gratuita disponíveis em repositórios abertos da internet. Em seguida, adiciona um link para a versão aberta na citação existente. Idealmente, este link adicionado será marcado com um ícone que indica que a leitura é gratuita.

Botão de Acesso Aberto é outra ferramenta útil, que avisa autores de trabalhos acadêmicos quando os leitores descobrem que a leitura de um de seus trabalhos é paga. O botão está trabalhando em uma infra-estrutura de solicitação por lotes para contatar milhares de autores simultaneamente.

Uma vez que o OABot verifica a Wikipédia para determinar onde falta um link de leitura gratuita, disponível em outro lugar, da mesma forma, ele pode determinar quando um link de leitura gratuita não está disponível em outro lugar. Assim, podemos gerar um lote de centenas de milhares de citações da Wikipédia que não têm leitura gratuita, enviar as referências ao Botão de Acesso Aberto para contatar os autores para casos específicos de uso de leitura aberta a partir da Wikipédia.

Completando o feito, podemos fazer o botão simultaneamente instruir os autores sobre como depositar uma versão gratuita de seu trabalho de uma forma e em um local em que o OABot definitivamente vai encontrar e adicionar este linkrecém-aberto diretamente à Wikipedia.

Um círculo virtuoso de editores empoderados para leitores informados. É isso que estamos construindo.


Jake Orlowitz é o chefe Biblioteca Wikipédia e Sam Walton é o coordenador de parceiros e métricas da Fundação Wikimedia.

*Este texto foi originalmente publicado no blog da Fundação Wikimedia no dia 22 de fevereiro de 2017. Pulicado em português no Blog Traço de Ciência.

Wiki
<ref "wmbr1270">João Alexandre Peschanski (24 de agosto de 2017). [http://wp.me/p5zA2r-ku Wikipédia constrói sistema de biblioteca digital] Wikimedia no Brasil. Visitado em 21 de setembro de 2017 </ref>
ABNT
Wikipédia constrói sistema de biblioteca digital. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-ku>. Acesso em: 21 set. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Wikipédia constrói sistema de biblioteca digital é um artigo sobre acesso, biblioteca, referências
  • Através do programa Biblioteca Wikipédia, os recursos disponíveis para wikipedistas continuam crescendo, permitindo que estes editores usem as melhores fontes disponíveis para melhorar a Wikipédia. Nós sempre pensamos que a maior enciclopédia do mundo deveria ter uma biblioteca de primeira classe. Através do programa Biblioteca Wikipédia, os editores da enciclopédia têm acesso gratuito a uma coleção […]
  • acesso, biblioteca, referências
  • Wikimedia
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/10/screen-shot-2016-10-14-at-4-40-47-pm.png