Autor desconhecido , Palácio dos Correios de São Paulo, Brasil, em 20 de outubro de 1922 CC Zero [+]

Wikipédia e valorização do patrimônio histórico

Há três mil bens culturais tombados no município de São Paulo. Museus, escolas, casas, palácios, ruínas, monumentos… A capital do Estado de São Paulo esconde tesouros, com relevância cultural e histórica.

Num projeto com quatro turmas da disciplina de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, vamos melhorar consideravelmente parte do conteúdo sobre o patrimônio histórico de São Paulo na Wikipédia, no Wikimedia Commons e no Wikivoyage. Cada um dos mais ou menos 130-140 estudantes vai “adotar” um bem cultural e, com meu acompanhamento como professor em sala de aula e o de dois voluntários no campus e online, vai ou criar ou melhorar consideravelmente o que existe sobre seus bens adotados nos projetos Wikimedia. Os voluntários são do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil.

O curso pode ser acompanhado no link oficial na página na Wikipédia, aqui. Tem o apoio do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Prefeitura de São Paulo, que orientou na seleção dos verbetes, destacou uma estagiária para ajudar na pesquisa dos estudantes nos arquivos oficiais do DPH e deve promover um seminário sobre política de valorização de bens culturais. Muitos dos verbetes são listados no “Guia de Bens Culturais da Cidade de São Paulo”, produzido pelo DPH.

Esse projeto sobre o patrimônio da cidade de São Paulo deve durar todo o semestre e contará com oficinas e laboratórios de edição e fotografia, ministrados por voluntários Wikimedia. Além da criacão ou melhoria substancial dos verbetes adotados — com o carregamento de imagens novas no Commons para cada um dos bens culturais –, os estudantes melhorarão o conteúdo já existente sobre patrimônio paulistano na Wikipédia e completarão a página no Wikivoyage sobre São Paulo.

(Foto: Palácio dos Correios de São Paulo, Brasil, em 20 de outubro de 1922, domínio público, carregado por Jurema Oliveira, no Wikimedia Commons, aqui.)

Wiki
<ref "wmbr831">João Alexandre Peschanski (21 de agosto de 2016). [http://wp.me/p5zA2r-dp Wikipédia e valorização do patrimônio histórico] Wikimedia no Brasil. Visitado em 20 de outubro de 2017 </ref>
ABNT
Wikipédia e valorização do patrimônio histórico. In: Website Wikimedia no Brasil. São Paulo: Wikimedia no Brasil, 2017. Disponível em: <http://wp.me/p5zA2r-dp>. Acesso em: 20 out. 2017.

Seu e-mail (obrigatório)

Erro encontrado neste post

  • Wikipédia e valorização do patrimônio histórico é um artigo sobre educação, Faculdade Cásper Líbero, Programa de educação, São Paulo, Wikipédia
  • Há três mil bens culturais tombados no município de São Paulo. Museus, escolas, casas, palácios, ruínas, monumentos… A capital do Estado de São Paulo esconde tesouros, com relevância cultural e histórica. Num projeto com quatro turmas da disciplina de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, vamos melhorar consideravelmente parte do conteúdo sobre o patrimônio histórico de […]
  • educação, Faculdade Cásper Líbero, Programa de educação, São Paulo, Wikipédia
  • Projetos
  • Wikimedia no Brasil
  • http://wikimedianobrasil.org/wp/wp-content/uploads/2016/08/Palacio_dos_correios_20_outubro_1922.jpg